Nesta quinta-feira, 2, às 20h06, o processo de Milton Serafim chegou a ser enviado para julgamento na sessão ordinária que ocorria no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. No entanto, o recurso não entrou na pauta de julgamento e ficará para depois das eleições. À 0h19 desta sexta-feira, 3, o site do TSE informou que o recurso voltou ao gabinete do ministro Joaquim Barbosa. Foi este ministro que pediu vistas para melhor analisar o recurso durante o julgamento na última quarta-feira. O fato impediu a votação dos outros seis ministros que compõem a corte.
No final da sessão do TSE desta quinta-feira, por volta das 23h, os ministros anunciaram que nesta sexta à tarde estava prevista outra sessão, porém, somente para leitura de casos de decisões monocráticas, ou seja, dadas por apenas um ministro.
Na última quarta-feira, 1, o relator do caso de Serafim, ministro Fernando Gonçalves, deu voto contrário à candidatura do ex-prefeito a prefeito de Vinhedo pelo PTB no próximo domingo. Com isso, seus votos não podem ser divulgados na apuração que ocorrerá neste domingo, após o término das eleições na Escola Integração.