O Villa Miranda Música Bar seria apenas mais um entre as centenas de bares existentes em Campinas. No entanto, a casa que abre ao público no dia 25 de setembro, se diferencia pelos detalhes sutis a começar pela localização à Avenida Brasil, 1059, no Guanabara, longe da efervescência do bairro Cambuí. Mas há, também, o balcão, sempre presente em músicas tais como Atrás do balcão, de Zé Ramalho, Rimas Irmãs, de Carlinhos Brown e Papo de surdo e mudo, de O Rappa e que, no Villa Miranda, ganha status de atração principal.
Com 22 metros de comprimento ele convida a fazer novas amizades ou, simplesmente, ouvir boa música. Além disso, existem os cardápios, completos e divertidos. O de comida apresenta pratos batizados com nomes de intérpretes e músicas e, o de bebidas, possibilita que o cliente crie sua própria receita de caipirinha. Aliado a tudo isso está uma programação musical escolhida a dedo e apresentada por meio de um sistema de sonorização de alta qualidade especialmente projetado para o espaço. Pronto! Eis um bar diferente de todos os outros.
O balcão do Villa Miranda tem tampo de madeira de reflorestamento. Com dois níveis, inteiramente integrado ao ambiente e à área operacional, acomoda 32 pessoas confortavelmente sentadas em banquetas. O sócio-proprietário, Fabio Zolli, pesquisou a fundo o assunto e garante que a peça é uma das maiores da América Latina. Além do visual exclusivo, outra grande vantagem do balcão é que ele proporciona um melhor convívio entre as pessoas no ambiente. Quem sair sozinho de casa tem garantia de um bom papo com os demais clientes que apoiarem os cotovelos no balcão.
Mas o Villa Miranda não é só balcão. O bar conta com 60 mesas, palco e pista de dança, e comporta aproximadamente 400 pessoas. A proposta da decoração é oferecer um espaço descontraído e contemporâneo buscando harmonia entre os diferentes ambientes. Assinado pelas arquitetas Martha Fonseca Rodriguez e Maria Amélia Pereira Botacini (Lia), o bar conta com ambientes externos e internos com amplo pé direito e boa visão do palco.
As principais referências para criar esses ambientes, segundo Lia, foram a boemia e os lugares onde nasceram as mais belas composições, como as praias de Copacabana. O projeto paisagístico emoldura toda a construção com palmeiras e vegetação tropical, sendo mais um elemento de referências bem brasileiras de nossa música e nossas praias. “Apesar de ter uma memória na MPB, no clima praiano dos anos 60 e homenagear Campinas com fotos de época, destacaria a impressão nítida do contemporâneo em todos os ambientes, fazendo do Villa Miranda Música Bar, um espaço para encontrar amigos”, afirma ela.
Outro ponto a ser destacado são os trabalhos feitos com mosaico português, o pergolado coberto com vidro e um trabalho de iluminação adequado, uma área aberta na lateral, que também pode ser fechada com toldos em caso de mau tempo.
Caipirinha ao gosto do freguês
Uma novidade que promete agradar aos clientes mais exigentes é a liberdade de montar sua própria caipirinha e solicitar ao garçom exatamente como gostaria que sua bebida fosse preparada. Pode-se escolher até três frutas (uva, limão, kiwi, framboesa, amora, carambola, lima da pérsia, morango, abacaxi, maracujá entre outras), a bebida base (vodka nacional e importada, saquê nacional e importado, cachaça, vinho ou rum), os acompanhamentos (hortelã ou manjericão) e o modo de adoçar (açúcar, mel ou adoçante dietético). O bartender da casa, Fabio Zolli explica que as combinações podem ser inúmeras, mas, o cliente tem sempre uma orientação sobre harmonização de sabores. “Se alguém pedir uma caipirinha que certamente não agradará ao paladar eu aviso e sugiro alguma alteração. No entanto, a concepção da bebida é sempre do cliente”, afirma.
Além dessa possibilidade de bancar o bartender, o freqüentador do Villa Miranda Música Bar encontra no cardápio uma grande variedade de drinques diferenciados e cervejas nacionais e importadas. Alguns dos drinques que mais chamam a atenção são o Kir Royale (espumante gelado com creme de cassis), o Brasileirinho (cachaça, maracujá, limão e manjericão) o Gafanhoto (creme de menta, licor de cacau e creme de leite) e o Madalena (vodka, limão, morango, maracujá e soda limonada), além dos demais drinques exclusivos e os tradicionais como Margarita, Sex On The Beach, Manhattan, Dry Martini, Cuba Libre, entre outros.
Já no quesito loira gelada, há a oferta das principais marcas nacionais, como Bohemia, Serra Malte, Original, Brahma Malzbier, Skol, entre outras, além do chope Brahma. Entre as marcas importadas, destacam-se a Quilmes, Norteña, Stella Artrois, Franziskaner Hefe Weissbier, Hoeggarden e Leffe Blonde. O cliente também encontra no cardápio uma grande variedade de destilados, uma seleção de algumas das mais consagradas cachaças do País, além de vinhos, champagnes e licores.
Entre as opções para petiscar o consultor gastronômico André Bearzotti – ex-chef do restaurante La Pasta Gialla e responsável pela elaboração do cardápio – destaca os lanches cortados ao estilo boca-de-anjo como o Sanduba da Villa, que leva rosbife ao ponto, cebolete da casa, purê de azeitonas pretas e gorgonzola, e o Tiro ao Álvaro, composto por peperone finamente fatiado, queijo de cabra e agrião regado com azeite extra virgem. Há ainda os sanduíches italianos servidos no pão ciabata, hambúrgueres, pratos quentes, saladas, caldo de feijão, sobremesas e petiscos caprichados como a Coxa da Ivete (tulipas de asas de frango marinadas com um toque picante), as Porpetas Alcione (porpetas com molho cheddar especial), o Trio Mocotó (mocotó cremoso) e o Kid Abelha e os abóboras selvagens (creme de abóbora servido com uma generosa colher de requeijão cremoso, carne seca crocante e cebolinha fresca). As bebidas e petiscos são servidos tanto no balcão como nas mesas, sempre com comandas individuais.
Cardápio musical
A concepção do Villa Miranda é proporcionar uma programação musical de primeira qualidade, com shows ao vivo todos os dias. A seleção das atrações é realizada pelo músico Sandro Saga, um dos fundadores da banda Quatro Fatos e vocalista do grupo. Atento ao nível técnico dos músicos e ao repertório ele afirma que o objetivo é agradar a todas as tribos. “Teremos de MPB a reggae, passando pelo pop, samba, soul, blues, samba rock, chorinho e até sertanejo”, diz.
Nessa quinta-feira, 25, quem inaugura o palco da casa com muito soul, blues e rock é o MZ Trio. O grupo que começou sua trajetória no mundo da música em 2002 é formado atualmente por Marcel Ziul (vocal e guitarra), Victor Marcellus (bateria) e Eder Dias (contrabaixo).
Serviço
Villa Miranda Música Bar
Endereço: Avenida Brasil, 1059, Jardim Guanabara
Horário: de segunda-feira à sexta-feira das 17h às 2h. Sábado e domingo das 14h às 2h.
Fone: (19) 3212-0512
[email protected]