Alunos portadores de deficiência terão caderno exclusivo

propaganda do Google Artigo Top


Para o próximo bimestre, a Prefeitura de Vinhedo irá elaborar encartes que serão incluídos nos Cadernos de Ensino Aprendizagem Compartilhada (Ceacs), exclusivos para alunos portadores de deficiência visual e auditiva. A informação é da Assessoria de Imprensa.


De acordo com a secretária de Educação, Silvia Pieri, a idéia de adequação do material didático exclusivo e gratuito já utilizado na rede surgiu de uma reunião com as professoras especialistas na área de deficiência visual e auditiva, Vanessa Munhoz e Vanessa Portióli, em conjunto com a coordenadora de Educação Especial da rede, Luciana Pompone e com o representante dos Ceacs, Daniel Barone. “Serão materiais específicos para os alunos com deficiência da rede e foram idealizados a partir da realidade particular de cada um”, explica a secretária.


Segundo a coordenadora de Educação Especial da rede, os encartes fazem parte de um projeto piloto que será restrito a apenas alguns alunos. “A priori, este encarte não será para todos os alunos com deficiência. Será uma primeira experiência com determinados alunos, e dependendo dos resultados, iremos disponibilizar para todos eles”, afirmou Luciana.


Para alunos com deficiência visual, foram propostas que as atividades do caderno passassem a ter as fontes alteradas para facilitar a leitura, maior contraste, menos detalhes e cores de fundo. De acordo com a secretária, há somente um aluno na rede que tem a visão totalmente comprometida e, por isso, está providenciando a compra de uma máquina Braile que produz células braile em relevo sobre o papel, na qual o aluno lê a partir do toque.


Destinado aos alunos de educação infantil que possuem deficiência auditiva, o material deverá trazer sinais básicos de libras (Língua Brasileira de Sinais), realizados pelas próprias professoras especialistas da rede por meio de fotografias nas quais elas aparecerem realizando a comunicação. “Nós iremos estudar que esse encarte de libras seja estendido a todos os cadernos, tendo em vista o oferecimento das oficinas de libras para os alunos ouvintes e a possibilidade da disseminação das libras para a comunidade de um modo geral”, explicou a secretária de Educação Silvia Pieri.


A Língua Brasileira de Sinais


Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil. Ganhou esse status porque surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro. Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos, e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos.


Configuração das mãos


As formas das mãos podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou possíveis movimentos feitos com a mão. Por exemplo, os sinais: desculpar, evitar e idade possuem a mesma posição da mão (com a letra y). A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo.


Movimento


Os sinais podem possuir movimento ou não. Por exemplo, os sinais pensar e em-pé não têm movimento; já os sinais evitar e trabalhar possuem movimento.


Expressão facial e/ou corporal


As expressões faciais ou corporais são de grande importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.


Sinais sugeridos para serem inseridos nas apostilas do Pré:


Alfabeto/números


Identificação/boas maneiras: nome, idade, bom dia, boa tarde, boa noite, desculpa, por favor, obrigada;


Verbos: escrever, ler, copiar, desenhar, pintar, fazer, correr, brincar, comer, beber, ensinar, aprender;


Cores: verde, vermelho, amarelo, azul, rosa, laranja, preto, branco;


Animais: cachorro, gato, vaca, cavalo, tartaruga, pato, elefante, girafa;


Alimentos: arroz, feijão, carne, macarrão, água, leite, ovo, pão;


Escola: banheiro, professor, diretor, amigo, cantina, biblioteca, informática, televisão, vídeo, DVD, lápis, borracha, caneta, apontador;


Pessoas: menino, menina, mãe, pai, filho, casa;


Adjetivo: bonito, feio, gordo, magro, triste, feliz, velho, novo, grande, pequeno, bom, mal.


Atendimento especializado


Desde 2006, o atendimento educacional especializado na rede municipal de Vinhedo aos portadores de deficiência é realizado de forma diferenciada e se dá em três modalidades:


1- Sala de recurso: todas as crianças surdas, cegas ou com visão subnormal que ingressam na rede municipal de ensino de Vinhedo tem disponível esse serviço. É um ambiente de natureza pedagógica, orientado por professor especializado. Esse serviço pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum.


2- Professor itinerante: destinado especificamente a Educação Infantil, objetivando assessorar e orientar professores, através de visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.


3- Salas de Atendimento Educacional Especializado: destinada aos alunos com deficiências inclusos na rede regular de ensino, oferecendo orientação e supervisão aos professores que possuem em suas salas alunos com deficiências, como também o atendimento educacional especializado ao aluno no contraturno escolar; sendo uma das condições para o sucesso da inclusão escolar.

Propaganda do Google Artigo Baixo