As obras emergenciais de reforma das escolas municipais que foram danificadas pelas fortes chuvas do início do mês seguem, com algumas unidades já prontas para receberem os alunos novamente a partir da semana do dia 6 de novembro.
Este é o caso do CEI Narizinho que teve a cobertura do prédio e parte da estrutura do telhado totalmente danificada pelas fortes chuvas. A cobertura do prédio e a estrutura foram reconstruídas e deverão ser concluídas nesta semana.
A parte elétrica também teve que ser refeita integralmente e será finalizada na primeira semana do próximo mês. A expectativa é que os alunos possam regressar, com total segurança ao prédio, a partir do dia 6 de novembro.
As obras de reforma no local vão continuar com a substituição das esquadrias, adequação de espaços para maior ventilação das áreas, nova pintura e a ampliação do prédio que já teve início nesta semana e está em fase de fundação.
Abrahão Aun
As árvores que caíram no prédio foram removidas e, nesta semana, ocorre o destocamento, que é a retirada das raízes e o início da marcação das obras de ampliação do prédio. As coberturas danificadas foram recuperadas e a expectativa é que os alunos possam retornar ao prédio em até três semanas.
As obras de ampliação da escola devem continuar com a construção de seis novas salas de aula, além de biblioteca, sala de professores, refeitório, banheiros e área de serviço.
CEI Tia Anastácia
O retorno das crianças ao prédio do CEI Tia Anastácia está previsto para o final de novembro. As obras incluem a troca de todo o telhado, nova rede elétrica, construção de quatro banheiros, troca dos bebedouros, substituição e nivelamento dos pisos com rampas de acessibilidade, construção de muro de divisa e pintura. Também está previsto para o local a criação de uma Sala AEE (Atendimento Educacional Especializado).
CEI Marquês de Rabicó
Mesmo não sendo necessário transferir os alunos, o Centro de Educação Infantil Marquês de Rabicó teve parte do telhado danificado pelas chuvas, por isso está em obras. Está sendo feita a substituição das telhas, com 70% das obras já concluídas.
E.M. Antônia do Canto
Outro prédio que está em obras e que haverá necessidade do remanejamento dos alunos é a Escola Municipal Antônia do Canto Cordeiro e Silva, que recebe, atualmente, as obras de substituição do telhado. Os pais estão sendo comunicados pela Secretaria de Educação sobre as mudanças, prazos e demais trâmites.
As obras incluem a reforma da secretaria com abertura de janelas, substituição da rede elétrica e caixa d’água, reforma do piso dos fundos para escoamento das águas e impermeabilização do solo, além da construção de uma Sala AEE (Atendimento Educacional Especializado).
A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até três semanas. Neste período, os alunos terão aulas no Ceprovi.
Fotos: Eliel Rezende