Venda de ações do DAEV avança, mas gera polêmica em Valinhos

propaganda do Google Artigo Top

Nesta segunda-feira (11), a Conasa Infraestrutura S/A, de Londrina (PR), foi declarada vencedora no processo de licitação do Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV). A empresa foi a única interessada na aquisição de 49% das ações, ofertando o valor mínimo estipulado no edital: R$ 3,62 por ação ordinária.

Com isso, a Conasa agora tem até o dia 21 de novembro para apresentar a documentação necessária e dar continuidade ao processo. Se concluído, a empresa assumirá a concessão dos serviços de saneamento básico na cidade por 35 anos.

A venda, no entanto, ocorre em meio a críticas e questionamentos. A decisão acontece a menos de dois meses do fim do mandato da prefeita Capitã Lucimara (PSD). O prefeito eleito, Franklin Duarte de Lima (PL), que assume em 2025, já declarou ser contrário à medida e sinalizou que pretende reavaliar o acordo.

O DAEV, transformado de autarquia municipal para empresa pública em maio deste ano, abriu espaço para a entrada de investidores privados como parte de sua reestruturação. A negociação atual marca um novo capítulo para o saneamento básico de Valinhos, mas o desfecho definitivo ainda depende dos próximos passos.

Propaganda do Google Artigo Baixo