Santa Casa recebe sistema de geração de energia fotovoltaica

propaganda do Google Artigo Top

A CPFL Piratininga, distribuidora do grupo CPFL Energia, investiu R$ 450 mil em sistema de geração de energia fotovoltaica na Santa Casa de Vinhedo. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"A diretoria da Santa Casa está sempre buscando alternativas para aumentar faturamento e reduzir custos, e dentro desta linha de trabalho procurou a CPFL para ver a possibilidade de algum projeto de redução da conta de energia o que culminou com a implantação do projeto de energia fotovoltaica que trará um grande benefício para o hospital. Todo projeto foi elaborado e implementado pela CPFL com a anuência da diretoria da Santa Casa", explicou o gestor geral, Celso Beltramini.

A expectativa é que a iniciativa leve economia de 140 MWh, que representa aproximadamente R$ 83 mil ao ano – volume de energia suficiente para abastecer em média 58 famílias com um consumo mensal de 200 kWh, por um ano.

O projeto foi financiado com recursos do PEE e teve início em maio deste ano com previsão de entrega para o final de junho. Segundo a administração da Santa Casa, estão sendo implantados 63 Módulos Fotovoltaicos de 380 W cada.

Além de contribuir com a sustentabilidade financeira da Santa Casa de Vinhedo, ao reduzir o valor da conta de luz, o projeto também colabora com o meio ambiente, ao evitar a emissão de 10,8 toneladas de gás carbônico (CO2), o equivalente ao plantio de 65 novas árvores.

A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

Propaganda do Google Artigo Baixo