A cidade deve ganhar neste ano mais dois equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade. Desta vez a Região do Cristo será a contemplada, especificamente a Rua do Observatório, próximo ao Mosteiro de São Bento, e a Rodovia Edenor João Tasca, na altura da casa de eventos Maraê.
A instalação dos equipamentos pela administração teve início no final do ano passado e, segundo a Prefeitura, faz parte de um estudo técnico realizado em 2016 que apontava a necessidade dos equipamentos nestas vias, devido à alta velocidade que os automóveis transitavam.
Ainda não há data certa para os equipamentos começarem a funcionar. A velocidade máxima permitida nas vias ainda está em estudo pelo Departamento de Trânsito, devendo ser 50 km ou 60 km/h e, segundo a Prefeitura, os radares só começarão a multar após o recapeamento da via.
Questionada sobre a legalidade dos radares na Rodovia que liga Vinhedo à Itatiba, para evitar problemas como o que aconteceu na Av. Apparecida Tellau Seraphim, a Prefeitura informou que a jurisdição deste trecho é de competência do município.
A colocação de radar na Estrada do Observatório, seguramente a via mais deteriorada de Vinhedo, gerou reclamações de moradores. Como a de Ricardo Faim, que escreveu ao JV para relatar o descaso da Prefeitura com o local. "Gostaria de mostrar a prioridade da Prefeitura para seus cidadãos. Rua do Observatório, 5 anos pedimos recapeamento que nunca foi feito, rua totalmente esburacada e remendada e nem calçamento existe, colocando vidas de pedestres em risco. Mas esta semana encontraram tempo e dinheiro para instalação de um radar. Só o que interessa é a arrecadação, mas segurança dos cidadãos nada", critica o morador.
Capela
Todos os radares que estavam instalados na Tellau Serafim foram retirados, por determinação do DER, e transferidos para a Estrada da Capela. A via passou de quatro para oito radares, embora esses quatro últimos ainda não estejam em funcionamento. A Prefeitura informou que está finalizando os ajustes e testes para que os equipamentos comecem a funcionar.