Casos de Febre Maculosa foram registrados nos últimos dias em cidades da região e, com foco em orientações e, consequentemente, ações de prevenção, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia uma intensificação do trabalho de prevenção à doença, que é transmitida pelo “carrapato estrela”, encontrado principalmente às margens de lagos, rios, córregos, pastos, matas e parques.
Placas contendo orientações foram instaladas em pontos estratégicos da cidade e em áreas de riscos, como as represas, para informar a população da existência de carrapatos no local. A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria chamada Rickettsia rickettsii, encontrada em alguns carrapatos e transmitida ao homem por meio da picada. Somente o carrapato contaminado com a bactéria pode transmitir a febre maculosa.
Os sintomas da febre maculosa aparecem de 2 a 14 dias após a picada, seguidos de febre, dores de cabeça e pelo corpo, calafrios e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele.
Algumas dicas são importantes para prevenir:
– Preserve o ambiente: não jogue lixo em local inadequado, ele alimenta e atrai capivaras e outros animais hospedeiros do carrapato;
– Não deixe animais de estimação saírem desacompanhados pelas ruas. Mantenha-os sempre livres de carrapatos;
– Evite o contato com animais e vegetação em locais de risco, como margens de lagos, rios, córregos, pastos, matas e parques. Nestes locais, use roupas e calçados que não deixem partes do corpo expostas e, de preferência, de cores claras;
– Examine o corpo com atenção após sair destes locais. Se encontrar carrapatos pelo corpo, retire-os com cuidado, fazendo uma leve torção com auxílio de uma pinça. Não é recomendado espremer com as unhas, nem encostar fósforo, agulha ou cigarro no carrapato.