A Sanebavi informou nesta quarta-feira, 12, que a partir das 12h desta quinta-feira o trecho interditado para obras da Sanebavi na Estrada da Boiada ficaria liberado para o tráfego de veículos em uma das faixas no sentido Vinhedo/Valinhos.
No entanto, o Jornal de Vinhedo foi até o local e até as 13h30 a via permanecia fechada para o tráfego de veículos. Esta é a terceira vez que a Sanebavi promete liberar o mesmo trecho.
O anúncio da Sanebavi ocorreu após comerciantes ameaçarem liberar a via por conta própria.
De acordo com a assessoria de imprensa da autarquia, o trânsito permanecerá livre durante todo o feriado prolongado, justamente no período que o comércio local ficará fechado.
Na próxima semana, as obras avançam mais uma etapa, sendo necessário o bloqueio do trecho seguinte, ou seja, após a esquina com a Avenida Brasil.
A proibição para o tráfego de caminhões e ônibus no trecho também da obra também não está funcionando, já que diversos veículos pesados são flagrados diariamente no local.
A obra
A implantação da adutora está sendo feita pela Sanebavi numa extensão de 4 km e vai quadriplicar a capacidade de vazão, melhorando o abastecimento de toda cidade.
Atualmente, a Boiada possui duas adutoras que juntas têm capacidade total de 84,8 litros por segundo, atendendo uma população de pouco mais de 20 mil habitantes. Já o novo sistema tem capacidade de vazão prevista para 341 litros por segundo, quatro vezes maior que a atual, ampliando o atendimento para uma população de mais de 82 mil habitantes.
A substituição da adutora faz parte do Programa de Redução de Perdas da Sanebavi que visa eliminar o desperdício de água tratada decorrente de vazamentos nos sistemas. A obra está sendo executada a partir de recursos da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na ordem de R$ 4 milhões, com contrapartida do município de Vinhedo.