A uma semana das eleições, Sindicato pára empresa do prefeito

propaganda do Google Artigo Top

A produção na Alcar Abrasivos, empresa de propriedade da família do prefeito Kalu Donato (PR), candidato à reeleição, foi paralisada na manhã desta segunda, 29, pelo Sindicato dos Químicos Unificados. O fato ocorre a uma semana das eleições municipais.


De acordo com material divulgado pela Assessoria do Sindicato dos Químicos Unificados, a mobilização tem por objetivo fazer com que a empresa reabra as negociações sobre uma série de reivindicações, conforme pauta já protocolada desde o dia 5 de agosto. A paralisação é por 24 horas. Um dos assessores do Sindicato dos Químicos, Rodrigo Paixão, é candidato a prefeito em Vinhedo pelo PSOL. Atualmente, por causa da campanha política, ele está afastado das funções.


Ainda de acordo com o Sindicato, em 22 de setembro a empresa atendeu à reivindicação de alterar a jornada, com o trabalho aos sábados sendo realizado de forma alternada, sem descontos no período de refeições e sem redução nos salários. Na assinatura deste acordo, os empresários teriam se comprometido a manter negociações sobre as demais reivindicações, e não mais se manifestou. A data-base da categoria é 1º de novembro. A Alcar Abrasivos tem cerca de 150 trabalhadores e está situada na rua São Paulo, 600, bairro Nova Vinhedo, em Vinhedo/SP. Ela produz, entre outros, lixa, rebolo, disco de corte e pedra de afiar.


As reivindicações
1) Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 1.200,00; em valor igual para todos trabalhadores;
2) Fim do desconto da refeição;
3) Cesta básica não atrelada a faltas;
4) Aumento real nos salários na data-base e equiparação salarial;
5) Transporte fretado de ida/volta ao trabalho;
6) Fim do assédio moral; e
7) Pagamento das horas excedentes no 3° turno.

Propaganda do Google Artigo Baixo