Vinhedo inaugura em outubro, um novo espaço para acolher crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, emocional e social, cujas famílias estão temporariamente impossibilitadas de realizar sua função protetiva.
De acordo com a Secretaria, o abrigo atual é pequeno e não permite ampliações físicas, por isso, terá novo endereço, um local mais amplo, ambiente acolhedor e com todas as acomodações e estrutura de uma residência.
“É necessário oferecer melhores condições para proporcionar tanto às crianças quanto aos profissionais, um ambiente que, de fato, colabore para a execução de um trabalho humanizado e de restabelecimento de vínculos”, destacou o prefeito Dario Pacheco que esteve no novo local junto com a secretária Cristina Mazon, acompanhando as obras.
A Secretaria de Assistência realiza o serviço de acordo com o especificado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferecendo o serviço de acolhimento institucional para crianças de 0 a 18 anos.
Rotina
Crianças e adolescentes que utilizam o serviço têm suas rotinas diárias estabelecidas e acompanhadas por profissionais técnicos e educadores sociais. Todos os assistidos vão à Escola ou Centro Infantil, participam de atividades esportivas, culturais e sociais. O serviço também tem o acompanhamento familiar para orientar a reestruturação familiar e manter os vínculos familiares.
Toda a ação é acompanhada pelo Ministério Público devido à complexidade apresentada pelo serviço.
A Prefeitura abriga hoje 15 crianças com idade entre 4 meses a 17 anos. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania executa o serviço, por meio de um termo de colaboração com a ARCA. “Além do aumento no número de acolhidos avaliamos a necessidade de ofertar um espaço adequado, respeitando o guia de orientação técnica do Ministério de Desenvolvimento Social”, completa Cristina Mazon.