A Anhanguera Educacional criou, em 1999, o programa chamado Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI), que promove cursos de curta e longa duração, além de palestras que envolvem cultura, cidadania, lazer, economia, saúde e outros temas abertos à comunidade.
As inscrições dos cursos e palestras da Faculdade Aberta da Terceira Idade estão abertas a pessoas com no mínimo 45 anos. Todos os eventos previstos no programa acontecem no período da tarde, das 14h às 17h e as turmas são formadas com no máximo 15 alunos, o que permite o atendimento personalizado pelos orientadores.
O programa proporciona o acesso a novos conhecimentos, estimulando seus participantes através de atividades educativas e recreativas. A primeira FATI da Anhanguera surgiu na unidade de Valinhos. Dois anos depois, Leme e Pirassununga também contavam com o programa. Aos poucos, outras unidades se estruturaram para oferecer o acesso ao ensino para as pessoas da terceira idade.
E o programa colhe resultados a cada ano. Em 2006, 209 pessoas foram atendidas, número que praticamente triplicou em 2007, quando a Anhanguera atingiu a marca de 604 atendimentos. Este ano, em apenas nove meses, já são 1.621 alunos matriculados em 11 unidades diferentes, localizadas nas cidades de Valinhos, Jundiaí, Leme, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, Osasco, Santo André, São Caetano, Campinas e Joinville (SC).
Atividades
A Faculdade Aberta da Terceira Idade oferece diversas atividades para o aluno: na área artístico-cultural, são oferecidas aulas de teatro, pintura, artesanato, dança de salão, jazz e música; na área de educação física, os alunos praticam Yoga, Vôlei e Ginástica Localizada; para atualização profissional e tecnológica, são oferecidos cursos de Informática Básica, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Inglês e Orçamento Familiar; e para garantir o envelhecimento saudável, são realizadas aulas e palestras sobre Psicologia do Desenvolvimento, Orientações sobre Saúde e Qualidade de Vida, Terapias Naturais e Energéticas e Musicoterapia.
As aulas do programa são ministradas pelos alunos da faculdade com orientação dos professores da instituição. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática conceitos teóricos aprendidos durante os respectivos cursos de graduação, o que proporciona o desenvolvimento profissional dos participantes. As salas destinadas aos cursos são didaticamente adequadas às atividades, inclusive com acesso facilitado às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Extensão comunitária
Desde sua criação, a Anhanguera Educacional é uma organização embasada nos preceitos de inclusão, ascensão e responsabilidade social. Dessa forma, ao oferecer ensino superior de qualidade a preços acessíveis, a organização não visa formar apenas profissionais capacitados para o mercado de trabalho, como também, cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.
E para cumprir essa missão, a Anhanguera promove todos os anos os chamados projetos de extensão comunitária, ações de responsabilidade social que criam oportunidades para os alunos aliarem o conhecimento teórico e a prática da profissão, além de cumprirem seus deveres como cidadãos. Em contrapartida, as comunidades localizadas nas cidades e regiões onde estão as unidades de ensino recebem auxílio no acesso aos bens educacionais e culturais, de forma participativa, sistemática e permanente.
A cada ano, a Anhanguera registra crescimento do número de projetos comunitários e também de pessoas atendidas. Em 2003, por exemplo, foram 34 ações e 11.740 pessoas beneficiadas. Quatro anos depois, os trabalhos voltados para a comunidade chegaram a 654, além de 284.538 beneficiados. Este ano, em apenas seis meses, a Anhanguera já promoveu em suas unidades de ensino superior 438 projetos e atendeu mais de 202 mil pessoas.
Sobre a Anhanguera
A Anhanguera foi fundada em 1994 e hoje conta com universidade, centros universitários e faculdades, além de centenas de pólos de ensino à distância distribuídos em todas as regiões do País.
Atualmente, a rede de ensino conta com instituições nas seguintes localidades: Distrito Federal (DF) – Taguatinga (3); Goiás (GO) – Anápolis, Valparaíso de Goiás; Mato Grosso (MT) – Rondonópolis; Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande (3), Dourados, Rio Verde de Mato Grosso, Ponta Porã; Minas Gerais (MG) – Belo Horizonte (2); Rio Grande do Sul (RS) – Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande; Santa Catarina (SC) – Jaraguá do Sul, Joinville (2); São Paulo (SP) – Bauru (2), Campinas (4), Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Leme, Limeira, Matão, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André (2), São Caetano do Sul (2), São José dos Campos, São Paulo (3), Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra, Taubaté (2), Valinhos.