A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu na última semana, o Estado de São Paulo inteiro como área de risco para a febre amarela. Isso significa que todos que desejam viajar para a região, incluindo a capital, devem se vacinar com dez dias de antecedência.
O anúncio fez com que a procura pela vacina em Vinhedo aumentasse bastante, tendo em vista as últimas semanas. Do dia 2 até o dia 16/01 foram vacinadas 1.112 pessoas.
A Prefeitura de Vinhedo informou que a imunização está disponível nos postos de saúde da cidade, no entanto, na última quarta-feira, 17, a Policlínica registrava falta. Isso fez com que o município buscasse mais 1.000 doses durante a semana e distribuísse nas UBSs.
Apesar do aumento neste início do ano, boa parte da população da cidade já se vacinou. Em 2017, 41.026 pessoas foram vacinadas, praticamente 55% da população do município, conforme projeção do IBGE. O mês de maio foi o mais procurado, quando em apenas uma semana, houve 13,3 mil vacinações.
Como resultado, a cidade segue sem registro da doença em humanos. Em macacos, das 41 notificações ao longo de 2017, 10 deram positivo para febre amarela. Outras 30 deram negativo e uma aguarda resposta. É importante destacar que os primatas não transmitem a doença, mas a contaminação deles confirma a circulação do vírus da febre amarela.