Em nova coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira, 9, o prefeito Jaime Cruz (PSDB) confirmou que os 3 mil testes rápidos para a detecção da Covid-19 comprados pela administração na semana passada devem chegar à cidade somente na próxima sexta-feira, 17. A Prefeitura havia dito que os testes deveriam chegar na semana passada, o que não aconteceu.
Segundo explicou o secretário de Saúde, Flávio Moreira Alves, os testes serão destinados aos profissionais da saúde e da segurança pública. Também serão utilizados em pessoas de grupos de risco que estejam apresentando sintomas de moderado à grave e internados.
“Seria ótimo se nós tivéssemos 80 mil testes para aplicar em toda a população, mas nós não temos. Portanto, estamos seguindo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde”, destacou. “É certo que 15 ou 20% dos profissionais de saúde e segurança serão infectados e como eles estão na linha de frente do combate devem ser os primeiros a receber o suporte”, completa.
Cada teste custou para a Prefeitura entre R$ 98 a R$ 106 e os resultados saem em 30 minutos. A ampliação da testagem, porém, não está descartada. “A dinâmica da doença é muito grande. Logicamente se precisar compraremos mais testes e aumentaremos nossa capacidade funcional”, disse o secretário que anunciou ainda que a Prefeitura também fez a aquisição de mais 7 mil máscaras.