A partir de maio, entra em vigor o Cadastro Ambiental Rural, que será obrigatório para propriedades rurais como pré-requisito para a regularização de propriedade rural por meio de Programas de Regularização Ambiental. O Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica nesta quarta, 20.
A medida será obrigatória para a concessão de créditos agrícolas. Segundo Bruno Covas, a secretaria fará esforços para implementá-lo ainda em abril. "O CAR vai nos fornecer todos os números que vão nos possibilitar a recuperação ambiental. Com o cadastro teremos a real necessidade do Estado de São Paulo", afirma o secretário.
O acordo deve proporcionar mais eficiência no atendimento aos proprietários que queiram se regularizar e vai garantir a padronização dos procedimentos entre os entes da federação. A previsão é de que o acordo esteja vigente até 2016. O cadastro para todas as 330 mil propriedades será feito pela internet.
Para Izabella Teixeira, o CAR auxiliará a mensurar o déficit de área legal do país. "Teremos uma visão real acompanhada por satélite. A partir dessas informações, nós poderemos evoluir para outras políticas, por exemplo, regularização ambiental de propriedades", declarou.