Até o final da tarde desta segunda-feira, 22, a Câmara de Vereadores ainda não havia recebido qualquer comunicação por parte do TRE – Tribunal Regional Eleitoral – para substituir o vereador Jaime Cruz (PV), cassado por infidelidade partidária em 4 de setembro, pela suplente do PT, Sônia Iodes.
Na sessão do dia 9 de setembro, após a decisão de perda do mandato, o vereador Jaime faltou da sessão ordinária da Câmara. Porém, na semana passada, 16, como seu voto era imprescindível para que os vereadores de oposição conseguissem abrir Comissão Processante com o objetivo de cassar os mandatos do prefeito Kalu Donato (PR) e da vereadora Kátia Tramontano Mingarelli (PT), Jaime não faltou.
Na ocasião, o vereador Gilberto Lorenzon (PSDB), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – que analisou material didático comprado pela Prefeitura e fornecido aos alunos da Rede Municipal de Ensino, pediu vistas para que o relatório, com mais de 10 mil páginas, sendo 90 de conclusão, pudesse ser analisado. Porém, os vereadores de oposição ao governo não aceitaram e a pressão era para aprovar a Comissão Processante. Daí, os vereadores da situação retiraram-se do plenário.
Amanhã, caso a presença de Jaime Cruz se confirme na sessão, a Câmara poderá iniciar a Comissão Processante. Jaime é candidato a vice-prefeito na chapa de Milton Serafim (PTB). Se a Câmara for notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral, Sônia Iodes assumirá e engrossará a base aliada do prefeito, colocando fim na tentativa da oposição.
Na tarde desta segunda-feira, 22, o presidente do Legislativo, Carlinhos Paffaro (PR), ainda não tinha definido o que irá ocorrer na sessão desta terça, 19h. Segundo ele, um abaixo-assinado com 40 nomes de coordenadores e diretores de escola chegou à Câmara na tarde desta segunda, 22, como mais um documento contrário ao relatório elaborado pela vereadora Ana Genezini (PTB), na CPI das Apostilas. É que o relatório se baseou em informações pedagógicas feitas pelos professores sobre o material didático, porém, segundo eles, somente os pontos negativos foram abordados e o nome dos profissionais expostos a público.