Campinas recebe visita do projeto Fanfarra

propaganda do Google Artigo Top

Neste sábado, 10, às 10h e no dia 8 de dezembro, às 9h, Campinas recebe duas apresentações nas ruas centrais do projeto Fanfarra. A agremiação, formada por 85 estudantes de oito escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, executará um repertório variado sob o comando do regente Fernando Selmi. O objetivo do evento é estimular o gosto pela música e atrair possíveis novos talentos. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) em conjunto com a Emdec.

No dia 10 de novembro o trajeto começará na Estação Cultura e seguirá pelas ruas 13 de maio, Conceição e Barão de Jaguara, encerrando no Largo do Pará. Já no dia 8 de dezembro o percurso será pela Rua 13 de maio, encerrando na Praça Rui Barbosa. Serão apresentadas nove composições, entre elas Só quero um xodó, de Dominguinhos, Carruagem de Fogo, em referência às Olimpíadas, duas marchas de fanfarra e Anunciação, de autoria de Alceu Valença. O clima natalino será lembrado por meio da canção Jingle Bells, que finalizará as apresentações.

Origem

O projeto Fanfarra, financiado pela Acic, teve início em 2002 junto às escolas da rede pública, e já atendeu cerca de quatro mil jovens. Aproximadamente 500 estudantes, com idades entre 11 e 19 anos, participam de aulas de músicas e ensaios durante o ano todo. Aqueles que mais se destacam são convidados para participar da apresentação no final do ano, após realizarem um ensaio geral.

O regente Fernando Selmi explica que até mesmo ex-alunos participam da formação da fanfarra este ano. "Eles já participaram de edições anteriores e pediram para voltar. Para nós, é uma grande satisfação", diz. Os critérios para a escolha dos alunos, que são selecionados juntos com o professor-monitor de cada escola, são: frequência nas aulas, notas, comportamento, desempenho nas aulas de música e, até mesmo, o empenho no aprendizado.

Para que as escolas participem do projeto é necessário que elas desejem ter uma fanfarra, possuir seus próprios instrumentos e realizar a inscrição no começo de cada ano na Acic, pelo telefone (19) 2104-9200. O papel da Acic é promover o trabalho do regente junto a essas escolas e trabalhar ao lado de um professor, que pode ser até um voluntário, para instruir os alunos e promover a restauração dos instrumentos, se necessário.

“O projeto Fanfarra tem um caráter sociocultural. É uma oportunidade para o surgimento de novos talentos e um incentivo ao gosto pela música. Na apresentação de final de ano eles têm seu talento reconhecido e são aplaudidos pela população. É um presente da Acic aos comerciantes e para toda a cidade no período que antecede o Natal”, diz a presidente da Acic, Adriana Flosi.

Propaganda do Google Artigo Baixo