A partir de 2009, Campinas entra na programação do Casa Cor, o 3º maior evento do mundo de arquitetura, decoração e paisagismo e o maior da América Latina. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do grupo, João Dória Jr., que enfatizou a expansão do evento e a importância de Campinas no cenário da arquitetura, decoração e paisagismo. “Campinas é uma das regiões mais importantes do País e atende plenamente os objetivos de expansão do Casa Cor. O potencial econômico, o índice de desenvolvimento e a capacitação dos profissionais da região foram determinantes na escolha da cidade”.
Silvia Quirós, presidente do Casa Cor Campinas, credita o potencial do empreendimento tanto à gama de talento dos profissionais da região quanto ao próspero mercado imobiliário campineiro. “O setor imobiliário da região está aquecido e cresce acima da média nacional. Diante deste contexto, o Casa Cor Campinas se insere, oferecendo oportunidade às empresas do segmento para mostrarem seus novos produtos, aliando o trabalho dos expositores e profissionais do setor”, explica.
A grande novidade para a edição de Campinas é a possibilidade de compra de tudo o que for exposto. “Os produtos apresentados causam bastante impacto no mercado. As pessoas desejam os objetos, as idéias, as cores. Por isso, tudo o que for apresentado estará disponível para a venda após a mostra com um valor entre 30 a 50% menor do que o valor de mercado”, explica Dória Jr. O empresário diz que tudo o que não for vendido será doado para entidades beneficentes de Campinas.
Para esta edição serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões e a expectativa do grupo é que entre 30 a 40 mil pessoas visitem o local nos 40 dias de exposição. A Casa Cor Campinas está prevista para ocorrer em setembro de 2009. O local escolhido foi o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, onde a arquitetura campineira do século XIX está representada pelo casarão, a Tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro. Na base dos ambientes, o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx será revitalizado e totalmente readaptado, sem deixar de lado suas características originais.
Criada em 1987, a Casa Cor, que hoje é referência nacional e internacional dentro do segmento, vive um momento de expansão e de diversificação de atividades. Além da tradicional mostra, o grupo amplia sua área de atuação com a criação dos eventos Casa Hotel, Casa Boa Mesa, Casa Cor Stars, Casa Office, Casa Kids, Casa Cor Workshops e Casa Cor Seminários.
O evento, que em São Paulo cresceu cerca de 21% em 2008 em relação ao ano passado, conta com mais 12 franquias no Brasil, além três internacionais – Peru, Panamá e Suécia.