A Prefeitura de Campinas vai adotar o rodízio de veículos a partir desta segunda-feira, 18. A medida será por tempo indeterminado e foi anunciada nesta quarta-feira, 13, pelo prefeito Jonas Donizette (PSB).
O rodízio será das 6h às 20h e a cada dia da semana dois finais de placas não podem circular. A fiscalização será feita por agentes de trânsito e também por meio eletrônico, utilizando os radares da cidade. O modelo de Campinas é parecido com o da cidade de São Paulo antes da pandemia.
O motorista flagrado circulando no horário do rodízio poderá ser multado em R$ 130,16 e receberá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação). A medida vale para todos os veículos que estão em circulação na cidade, seja ela com placas de Campinas ou de qualquer outro município.
De acordo com o comunicado da Prefeitura, profissionais de serviços essenciais estão fora do rodízio municipal. No entanto, os detalhes sobre esse ponto vão estar no decreto, que será publicado até sexta-feira.
A medida adotada por Campinas visa ampliar os índices de isolamento social na cidade. O município tem 669 casos confirmados de infectados pelo coronavírus.
Placas proibidas por dia
Segunda-feira: finais de placas 1 e 2
Terça-feira: finais de placas 3 e 4
Quarta-feira: finais de placas 5 e 6
Quinta-feira: finais de placas 7 e 8
Sexta-feira: finais de placas 9 e 0