A Região Turística do Litoral Norte de São Paulo, composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é uma das mais procuradas pelos turistas paulistas no Carnaval. E cada município tem, inclusive, uma programação de folia focada nos visitantes que buscam por bloquinhos e festas nesse período.
Mas, nem todo mundo é da folia, e pensando nisso, e incentivando o desenvolvimento do turismo sustentável na região, o consórcio turístico listou, a seguir, cinco atividades ao ar livre para quem não abre mão de cair na estrada durante o Carnaval. Confira:
Trilha do Guaratuba, em Bertioga
A Trilha do Guaratuba, a mais visitada do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), é cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. Nesse roteiro, é possível encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos, cores e formas.
A atividade é ideal também para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais.
Parque Estadual Serra do Mar, em Caraguatatuba
O núcleo de Caraguatatuba tem 35.947 hectares de área, representando mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Com formação de remanescentes de Mata Atlântica, o ambiente tem mananciais, matas de encosta, rios e cachoeiras como principais atrativos.
O lugar conta com estrutura para passeios para toda a família, incluindo trilhas de fácil acesso, mirantes e cachoeiras para banho. Destaque para a Cachoeira Esmeralda e a Trilha das Palmeiras.
Roteiro off-road à Praia de Castelhanos, em Ilhabela
Para visitar a Praia de Castelhanos, em Ilhabela, existem três principais formas: de barco, bicicleta ou jeep 4×4. E esse último é ideal para quem gosta de aliar aventura e natureza. Para chegar até o local, o percurso passa por atrativos dentro do Parque Estadual de Ilhabela, como a Cachoeira da Usina, a Ponte dos Cavalos e a Trilha da Água Branca, até chegar à impressionante faixa de areia de 1,5 quilômetro.
Ali há opções de restaurantes e barracas de praia organizadas pela comunidade local, além de mirante de onde se pode observar o formato de coração da praia. O retorno pode ser feito novamente de 4×4 ou de superboat.
Rota Caiçara, em São Sebastião
A Rota Caiçara é um importante exemplo de Turismo de Base Comunitária em São Sebastião. O passeio tem saída da praia de Boiçucanga e duração de três horas. No percurso, destaca-se o bate-papo com uma das moradoras mais antigas que conta sobre a história caiçara acompanhado de café da manhã típico com café coado na garapa e bolinho de taioba.
Na sequência, há um passeio de barco guiado pelos pescadores locais que percorre pontos como o cerco flutuante e a Ilha dos Gatos.
Trilha das 7 Praias, em Ubatuba
Na parte sul de Ubatuba, a Trilha das 7 Praias é um dos roteiros mais procurados da região. Com 10 quilômetros de percurso, liga as Praia da Lagoinha e da Fortaleza, passando pelas faixas de areia do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, do Deserto e do Cedro do Sul. Com duração de cerca de seis horas, a trilha tem nível de dificuldade médio.