A Justiça Eleitoral começou a preparação das urnas eletrônicas para a votação em 2 de outubro, elas passarão pelos processos de geração de mídias, carga e lacração.
Denominado carga e lacração, o processo consiste na inserção das mídias com os dados dos eleitores e dos candidatos nas urnas, para depois serem lacrados e assinados por juízes que atestam a integridade, ficando assim prontas para serem utilizadas nas eleições. Os lacres utilizados são produzidos pela Casa da Moeda.
Esse procedimento é realizado em cerimônia pública.
O Cartório Eleitoral de Vinhedo informou que a cidade conta nessas eleições com 63.005 eleitores divididos em 169 seções em 21 escolas da cidade. Já a cidade de Louveira, que também é de responsabilidade do cartório eleitoral de Vinhedo, tem 37.312 eleitores em 99 seções distribuidas em 12 escolas.
Algumas das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições da cidade esse ano serão do modelo 2020, desde que foi implementado no Brasil, nas eleições municipais de 1996, essa é a primeira a ter uma aparência diferente.
Além do visual, as principais diferenças estão na bateria, que por ser do tipo Lítio Ferro-Fosfato exige menos custos de conservação e não precisa dar recarga, a mídia de gravação passa a ser do tipo pen-drive e o novo modelo conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente.
O terminal do mesário no modelo 2020 também foi totalmente reformulado. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. Vinhedo conta com 676 mesários e Louveira com 396.
No município de Vinhedo serão 104 urnas 2020 e 65 do modelo anterior, já em louveira não haverá as urnas do modelo 2020, serão 99 urnas dos modelos anteriores.