Cerca de 250 jovens, dispensados de cumprir serviço militar, participaram nesta sexta-feira, 20, da solenidade de juramento à bandeira nacional e recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que atesta o alistamento.
O evento, organizado pela Junta Militar de Vinhedo, ocorreu no salão do Grupo Bem Viver da Terceira Idade no Jardim São Matheus e contou com a presença de autoridades e familiares dos dispensados.
Compareceram à cerimônia de juramento à Bandeira, o capitão da reserva e antigo delegado do serviço Militar, Carlos Alberto Tibaldi; Mauricio Fernandes, secretário da Junta Militar e condutor da solenidade; o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Palmeira; o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, representando o prefeito Dr. Dario Pacheco; vereadores Nilton Braguetto, Rodrigo Luglio e Márcio Melle; guardas municipais e representantes do Exército.
Neste ano, aproximadamente 600 jovens vinhedenses, nascidos no ano de 2005 ou anteriormente, mas que perderam o prazo do alistamento, foram dispensados do serviço militar.
O Certificado de Dispensa de Incorporação comprova o alistamento e indica a ocorrência de dispensa de incorporação, seja por razões particulares ou por excedente de contingente. O documento, dentro de sua validade, é exigido em muitas situações, como efetivação de emprego, obtenção de passaporte, matrículas em escolas e faculdades, obtenção de título de eleitor, entre outros.