Está em fase de acabamento a reforma do prédio que vai abrigar o novo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Vinhedo, destinado ao público infanto-juvenil. Denominado de “Caps-i”, o espaço é para o atendimento qualificado de crianças e adolescentes, com até 18 anos de idade incompletos, que residam em Vinhedo, e apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.
O novo Caps-i ofertará atendimento individual, e em grupo, voltado à atenção às crises, atividades para a família, atendimento domiciliar, atividades na escola, na comunidade, nas associações de bairros e outras instituições.
Os pacientes serão acompanhados por uma equipe multiprofissional com assistente social, enfermeiro, psicólogo, pedagogo, profissional da educação física, médico e terapeuta ocupacional, entre outros. O objetivo é oferecer atendimento para favorecer o desenvolvimento integral, a partir da identificação das necessidades dos usuários e de suas famílias, englobando diferentes dimensões, principalmente em casos onde o cuidado ambulatorial não se mostra suficiente.
Para a instalação do serviço a prefeitura está fazendo um investimento pouco acima de R$ 650 mil. Estão sendo preparadas 10 salas de atendimento, além de uma sala de reuniões, refeitório e recepção. Também é intenção da Secretaria da Saúde, que responde pela unidade, a implantação de uma ludoteca – espaço com jogos, livros e outros elementos lúdicos para melhor acolher os usuários.
Paralelo à reforma, segundo o secretário de Saúde, Milton Ribolli, a Prefeitura iniciou o processo para a compra do imobiliário necessário, bem como o processo para contratação da equipe de atendimento.
Vinhedo já conta com um Caps em atuação: o Caps I – Espaço Bem-Viver, que atende por demanda espontânea pacientes, acima de 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes. A unidade está localizada na Rua Primeiro de Maio, nº 214, no Jd. Von Zuben, e atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, telefone de contato 3886-8674.