As empresa Coca-Cola do Brasil, PepsiCo e Ambev anunciaram nesta quarta-feira, 22, que a partir de agosto vão deixar de vender refrigerantes para cantinas e escolas com alunos de até 12 anos de idade.
De acordo com comunicado das empresas, só será comercializados por elas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.
Ainda segundo as empresas, a política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.
O comunicado diz ainda que os fabricantes entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.