O parque naturalizado idealizado pela equipe do CEI visa proporcionar um ambiente de brincadeiras autônomas e criativas para as crianças, utilizando elementos e materiais naturais. A concepção do espaço permite que os pequenos experimentem de forma livre cada espaço, elemento e até mesmo seu próprio corpo, além disso, os elementos e materiais não têm função já definida, estimulando assim a imaginação deles ao criarem infinitas possibilidades.
Durante meses de organização, a equipe, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Serm), obteve o material principal: troncos e tocos provenientes de podas e supressões de árvores no município. Além disso, alguns troncos vieram de uma árvore que caiu na Escola Municipal “Prof. Antonia do Canto e Silva Cordeiro”, após um temporal.
A iniciativa busca integrar a natureza ao cotidiano da instituição. Através de verbas públicas recebidas pela unidade e verba interna arrecadada em festas e ações com a comunidade, a escola adquiriu os demais materiais necessários para a construção do parque. O resultado foi um espaço sem cores artificiais, alinhando-se à proposta de ser o mais natural possível.
Além disso, os participantes ainda revitalizaram outros espaços ao redor da escola, com a aplicação de pintura e revestimentos, criando outras possibilidades lúdicas e pedagógicas para os alunos.
Comunidade reunida
A ideia foi discutida em diversos encontros, como avaliações institucionais, reuniões pedagógicas, assembleias da associação de pais e mestres, e está em total alinhamento com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
Durante esse período, as crianças e funcionários se envolveram na exploração da natureza, integrando-a ao dia a dia do CEI. Esse comprometimento levou à realização de um mutirão voluntário, evento planejado durante meses pela equipe gestora, funcionários atuais e passados, além de familiares, com doações de materiais e alimentos para os voluntários.
O evento contou com a participação dedicada e sem medir esforços da comunidade, resultando em melhorias significativas nos espaços destinados às crianças. Restam agora apenas alguns detalhes para a conclusão do projeto, que promete oferecer um ambiente acolhedor, divertido e seguro para todas as crianças.
“Essa iniciativa demonstra o poder da comunidade escolar quando se une em torno de um objetivo comum, sem buscar reconhecimento externo. O foco está na melhoria da educação e na construção de um futuro melhor para os nossos pequenos”, comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.