Quem já comprou, vendeu ou esteve perto de fechar um contrato imobiliário, sabe o quão complexo é o mundo dos imóveis. Como nem todo mundo conhece tão bem os jargões e termos utilizados no meio, muitas pessoas acabam confiando a responsabilidade a terceiros ou prestadoras de serviço. Apesar disso, é preciso estar alerta a fim de evitar golpes e se distrair diante de cláusulas abusivas que podem estar presentes nos contratos. Abaixo, confira alguns termos comuns do meio imobiliário e suas respectivas explicações.
Cash Flow
Diz respeito à entrada e saída de recursos financeiros de uma empresa. Também conhecido como “fluxo de caixa”, o cash flow costuma ser encontrado em processos imobiliários para assegurar a credibilidade e capacidade de pagamento de um novo imóvel ou empreendimento. Além disso, serve como garantia de que o comprador ou negociante tem capital suficiente para arcar com as dívidas de um novo contrato.
FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma poupança aberta pelo empregador no nome do seu emprego. Nessa conta, são depositados mensalmente 8% do salário do funcionário, que pode ser usado para financiar imóveis.
Imóvel na planta
Muito comum, o termo se refere a um imóvel negociado e colocado à venda antes mesmo da construção começar. Antigamente, os corretores não tinham como apresentar o apartamento decorado ao público e utilizavam somente uma planta do projeto para atrair possíveis compradores.
INCC
O INCC, calculado pela Fundação Getúlio Vargas e usado em todo o país, é o Índice Nacional de Custo da Construção. Alterado mensalmente, é um valor que deve ser passado ao comprador periodicamente para que ele possa ficar a par das variações.
Incorporadora
Para quem ainda tem dúvidas, a construtora é uma empresa e a incorporadora outra. Enquanto a primeira realiza o projeto e executa a obra, a incorporadora é a responsável pelo processo regulatório e precisa da total credibilidade do mercado, uma vez que identifica oportunidades, adquire o terreno, analisa a possibilidade de um espaço e acerta o produto que será vendido, podendo ser uma casa ou um prédio comercial, por exemplo. Geralmente, a incorporadora atua em mais áreas: publicidade, consultorias, colaborações na área de marketing e escritórios de projeto com arquitetos e engenheiro.
ITBI
Considerado o maior tributo sobre uma casa ou apartamento durante a assinatura da escritura final ou no momento do financiamento, o Imposto sobre Transações de Bens Imóveis é cobrado pela prefeitura sempre que há transferência da posse de uma construção. É um custo de total responsabilidade do comprador do imóvel.