Em julho, muitas famílias aproveitam as férias escolares para fazer viagens. Esse é um período propício para planejar e organizar as férias.
Por isso, para que as férias não comecem com o pé esquerdo, para ajudar a tornar esses dias mais prazerosos, o especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa, preparou 10 dicas para a viagem:
1 – Faça um checklist da viagem – Reserve uma hora do seu tempo para pensar em tudo que precisa preparar ou levar para a viagem. Faça uma lista, imprima e vá “ticando” os itens conforme concluir a atividade. Deixe uma cópia em cima da mala e a outra na carteira, assim você pode acrescentar ou excluir itens de acordo com as suas necessidades.
2 – Separe os documentos – Verifique a validade, procurações, carteira de motorista e cartões de crédito. Selecione todos os documentos e coloque em um saco plástico com fecho para evitar perdas. Não se esqueça de conferir a validade de passaportes, carteiras de habilitação, etc.
3 – Deixe as contas em dia – Não adianta sair de casa, lembrar que tinha que pagar a conta de luz e perceber que o boleto ficou em casa. Se possível, deixe as contas em débito automático ou tire uma cópia do boleto e use isso para pagar via Internet. Outra sugestão é deixar o original com algum parente ou amigo, pois em caso de emergência, eles podem ajudar.
4 – Pense nas malas – Revise se tem os cadeados adequados e se o zíper e o tecido estão em bom estado. Nada pior do que uma mala arrebentada e suas roupas espalhadas pela esteira do aeroporto.
5 – Pense no clima – Antes de viajar, não custa nada checar como está o clima do local. Há lugares em que o clima é previsível. Agora, se o destino for a Disney, pode ser que esteja calor ou frio. Revisar a temperatura pode te livrar de frias ou de saunas, além disso, ajuda a fazer uma mala mais consciente.
6 – Pense nos problemas – E se perder o cartão de crédito? E se perder o passaporte? E se o hotel não fizer a reserva? E se a casa alugada for golpe? E se alguém ficar doente? Pensar no “e se” ajuda você a precaver alguns problemas. Salve no celular telefones importantes como do consulado (se for viajar para outro país), da operado de cartão, do hospital mais próximo do hotel que vai ficar, etc. Problemas podem acontecer, sofrer com eles na pressa é opcional.
7 – Passeio com tempo é melhor – Chegar ao lugar e sair procurando algo para fazer pode ser legal por um lado e um tormento por outro. Em muitos lugares fazer as coisas de última hora sai mais caro e muitas vezes não há disponibilidade. Procure na internet passeios, reserva de carros, restaurantes e tickets para shows. Quem deixa para a última hora corre o risco de ficar sem, pagar mais caro ou não desfrutar do melhor.
8 – Deixe o trabalho em dia – Antes de sair de férias, deixe o trabalho em dia para evitar ser interrompido durante seu descanso. Mande um e-mail com alguns dias de antecedência para seus pares, chefes ou subordinados com o que está pendente, com o que deve ser feito, ou documente suas funções e treine quem ficará no seu lugar.
9 – Pense na comunicação – Se a viagem é para fora do País, pense em como irá se comunicar com os familiares. As empresas de celular têm planos internacionais (que custam os olhos da cara), mas precisam ser habilitados. Se você tiver tempo, pesquise a operadora do local que você vai, muitas delas têm planos específicos para períodos curtos.
10 – Passatempo para as crianças – Se você tem filhos e eles não curtem muito dormir na viagem, que tal comprar um gibi, um livro, carregar a bateria do videogame portátil ou do celular? Se a paz não reinar na viagem, lembre-se que a culpa não é das crianças, pois você não preparou o território.