A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vinhedo confirmou na tarde desta quinta-feira, dia 16, o 10º caso de influenza A no município. Trata-se de um homem com idade entre 55 e 60 anos que esteve no Chile. Ele retornou de viagem no dia 27 de junho e dia 30 começou a apresentar os primeiros sintomas. O resultado do exame foi apresentado hoje à Secretaria de Saúde. O paciente já foi liberado do estado de isolamento.
É o segundo caso da gripe somente esta semana. O 9º caso foi confirmado segunda-feira, 13. No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou, hoje, que são 11 o número de mortos em razão da gripe suína.
A identidade e informações pessoais dos pacientes não serão divulgadas, conforme recomenda o Ministério da Saúde e a OMS, que reforça a importância de manter em sigilo a identidade dos casos confirmados, suspeitos e em monitoramento. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade.
Os principais sintomas da doença são febre acima de 37,5º, tosse acompanhada ou não de dor de garganta, associada ou não de outros sintomas como dor de cabeça, dores musculares e nas articulações.