Nesta semana, o Conselho Municipal de Educação apresentou o Plano de Educação, que estabelece metas e estratégias para este segmento para os próximos dez anos, a um grupo de vereadores.
Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Marcio Melle, os membros da Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Esportes na Câmara, Dario Pacheco, Nil Ramos e Aparecido Dias (Bacural), os vereadores Hamilton Port, Paulinho Palmeira, Ana Genezini, Valdir Barreto, Rubens Nunes e Rodrigo Paixão, além da secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim; a diretora da pasta, Marilene Pisone Mayr; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Iderli Amorim Lima Brentan e demais membros do conselho.
Durante a reunião foram apresentadas as propostas para criação do Plano Municipal, as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e ações já desenvolvidas por Vinhedo.
O atual Plano Municipal de Educação, em caráter preliminar, traz cerca de 30 metas, entre elas estabelece atendimento das demandas da Educação Infantil (creche, pré-escola e modalidade educação especial), Ensino Fundamental (regular, modalidade EJA e Educação Especial) e Ensino Médio (modalidade EJA e educação especial); possibilita condições de acesso e permanência para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e necessidades educacionais na Rede Municipal de Ensino; define normas de conduta para assuntos que tratam de promoção da saúde, transporte, assistência social e Conselho Tutelar; estabelece políticas de incentivo às pesquisas, estudos e atividades, entre outras metas. Para a formação e valorização dos trabalhadores de educação também são estabelecidas metas, voltadas principalmente à capacitação.
Novas reuniões
Para ampliar o alcance dos profissionais de educação em relação ao Plano, cópia do documento que propõe a sua implantação no município foi encaminhada às escolas municipais. Cada unidade analisará o Plano Municipal de Educação, com discussões internas, e terá até o dia 5 de março para apresentar suas sugestões ao Conselho Municipal para serem analisadas em relação à viabilidade ou não de inclusão da proposta ao projeto. Cada unidade deverá nomear um representante do grupo de professores, outro da Associação de Pais e Mestres e outro do Conselho de Pais, para participarem de um grande de debate a ser realizado no dia 20. Estaduais e particulares de Vinhedo, além de entidades assistenciais, também receberam cópia do Plano Municipal de Educação e da mesma maneira devem apresentar sugestões ao Conselho até o dia 5, além de indicar um representante por entidade.