O CPqD vai capacitar gratuitamente portadores de deficiências físicas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A instituição pretende contratar parte dos alunos capacitados ao final do curso. Aqueles que não forem contratados estarão aptos para serem absorvidos pelo mercado de trabalho na área de Telecomunicações e Tecnologia da Informação.
O curso oferecido pelo CPqD será ministrado por uma empresa especializada e vai ser iniciado ainda neste semestre. Entre as disciplinas estão Informática Básica, Webdesign e Programação em Java e Linux. Pretende-se que a iniciativa – aprovada pela Subdelegacia do Trabalho em Campinas – beneficie 96 deficientes até o final de 2009. O Centro oferecerá transporte para aqueles que não têm condições de ir até o local da capacitação. Segundo o Gerente de Recursos Humanos do CPqD, Gino Luiz Rossi, trata-se de um projeto que objetiva contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A infra-estrutura no CPqD está sendo preparada para receber os treinandos. “Equipamos uma sala com computadores e os acessos ao local já foram adaptados”, explica Gino Rossi, que coordena o projeto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet no site www.cpqd.com.br. Os interessados passarão por um processo seletivo na área de Recursos Humanos do CPqD.
Sobre o CPqD
Há 32 anos atuando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 100 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.