Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgados neste mês dão conta que a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresceu 6,57% em 2014, totalizando 23,5 mil empregos para indivíduos desse grupo no ano passado.
“Datas como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro, são uma oportunidade para lembrar a importância de termos cada vez mais ações para que essas pessoas sejam incluídas no mercado de trabalho. O objetivo é que esses dados se repitam cada vez mais”, disse o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Luiz Carlos Motta.
Motta explica também que a preocupação sobre a inclusão deve ser ainda mais na categoria comerciária, composta por trabalhadores que atuam como atendentes, vendedores e balconistas e diretamente com o público.
“O comércio deve ser um espaço inclusivo, abraçando as pessoas com deficiência dos dois lados do balcão, como funcionários e clientes. Investir em acessibilidade e inclusão contribui para que essas pessoas tenham autonomia para fazer suas compras ou trabalhar, garantindo qualidade de vida”, conta.