De segunda a sexta acontece a Semana da Leitura

propaganda do Google Artigo Top

De 18 a 22 de agosto, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Semana da Leitura 2008. Em sua terceira edição, o evento tem o objetivo de ampliar o contato de toda a comunidade com os livros e incentivar o hábito de ler.


As ações acontecem em espaços públicos, com a montagem de tendas para empréstimos gratuitos de livros, servindo como bibliotecas móveis para a população. As tendas podem ser encontradas na Praça Sant’Ana, no estacionamento da Santa Casa, nas praças nos bairros da Capela (Praça da Bíblia), Jardim Três Irmãos, Vila João XXIII, Nova Vinhedo (bolsão de estacionamento na av. Independência) e no São Matheus (no estacionamento da escola Israel Shoba). Também há tendas nos condomínios Marambaia, São Joaquim, Vista Alegre e Santa Fé.


As bibliotecas móveis espalhadas pela cidade serão abastecidas com exemplares do acervo da Biblioteca Municipal, que ficarão à disposição da população em locais de fácil acesso, durante toda a Semana da Leitura, das 9h às 17h. A Prefeitura traz, ainda, contadores de histórias que atuarão nas ruas do Centro.


Outra estratégia adotada em anos anteriores e que será repetida em 2008 é a colocação de cartões postais com poesias e crônicas nos ônibus que circulam por Vinhedo. A iniciativa tem o objetivo de promover a aproximação do público com a literatura. Nas escolas da Rede Municipal de Ensino serão realizadas atividades relativas ao tema.



Programação


Em noite de festa e autógrafos, a abertura da Semana da Leitura, no dia 18, acontece no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, às 20h, com o lançamento do livro “O melhor das crônicas”, de autoria dos vencedores do I Concurso Literário de Vinhedo.


No dia 19, no Teatro Municipal, é a vez de três atividades no período das 14h às 18h30. A programação inicia com a Oficina Cultural gratuita da Hilda Hilst, com Cléo Busatto. Em seguida, o destaque é a apresentação gratuita do espetáculo “Entre Fadas e Bruxas” (com vagas limitadas) e, após, a palestra “Pequenos Segredos da Narrativa”, direcionada para educadores.


Para o dia 20, às 20h, na Livraria Nobel, está marcada a noite de bate-papo com escritores. Autor do livro “Desacelerada mecânica Cotidiana”, Arlindo Gonçalves autografará as obras durante o encontro.

Propaganda do Google Artigo Baixo