A atividade profissional
de vendas é uma das mais antigas do mundo. O comércio mundial sempre foi motivo
para novas conquistas e até guerras. A profissão de vendas é uma mistura de
arte e ciência.
Arte pelo aspecto
comportamental onde atributos como carisma, persistência e entusiasmo são
reconhecidos como fundamentais para quem quer se dar bem nessa área e ciência
porque requer o uso de técnicas de gestão, como o planejamento, marketing ou
softwares específicos.
Para conquistar aliados é necessário vender o peixe, inspirar confiança e literalmente efetivar a
venda. Veja algumas técnicas de venda podem ajudar a sua carreira independente
da sua área de atuação.
Conheça seu cliente
Todo vendedor que se
preze conhece o seu cliente. Na hora do trabalho esqueça um pouco o lado da
amizade e pense em seu próximo como um cliente que precisa ser bem atendido.
Procure ter certeza e de forma clara o que o seu cliente interno necessita. Use
e abuse da comunicação, levante da cadeira e vá conhecer a realidade do seu
cliente. Faça com que todos de sua equipe tenham a mesma mentalidade e
transforme o seu setor em um fornecedor de primeira linha.
Pesquise o seu
cliente
Uma experiência muito
válida seja ela individual ou em equipe é ir perguntar ao cliente o que ele
espera ou do que precisa. Conheça os prazos do cliente, para quem ele está
fornecendo, enfim, procure ter uma visão do todo. É uma rede e quanto mais você
conhecer sobre ela melhor. Sugiro que você crie na sua empresa a Semana do
Cliente. Uma semana onde todos possam visitar e conhecer um pouco mais sobre o
trabalho alheio. Será ainda melhor se puderem conhecer o cliente externo
também.
Faça o pós-vendas
Na basta entregar, tem
de se certificar se ficou a contento. Tenha o hábito de após a entrega do
trabalho ou produto perguntar se está tudo bem ou o que pode ser melhorado. Dê
um show no atendimento e deixe claro que o seu cliente pode sempre contar com
você.
Faça parte da solução
e não do problema
Não complique as coisas
e seja maleável. Aprenda a negociar e a ceder também, não fique o tempo todo
querendo implementar somente a sua ideia. Dê sugestões de melhoria e seja ativo
no processo. Integre sua equipe com a do seu cliente, faça com que todos se
conheçam melhor, inclusive com atividades de integração e lazer. Quando as
pessoas se conhecem tudo fica mais fácil e aquele chopinho de sexta-feira faz
milagres na solução de problemas.
Surpreenda o cliente
e tenha entusiasmo
Dê ao seu cliente o que
ele não espera. Não faça somente o básico. Pense em como aprimorar o trabalho,
ajudar de forma efetiva. Demonstre entusiasmo por estar participando desse
projeto ou por estar ajudando. Mostre que você se importa e seja o maior
exemplo. O entusiasmo é altamente contagiante é vai fazer com que todos de sua
equipe tenham a mesma visão. Evite rixas ou briguinhas tolas com o cliente.
Caso não dê para atender diga a razão de forma clara e mostre a ele os seus
problemas para não fazer determinada tarefa. Aprender a dizer não é uma forma
de ser honesto com o próximo.
O cliente existe para
todos
Sempre fornecemos algo
para alguém e a empresa moderna é aquela que tem o foco no cliente e do
cliente. Este processo tem e começar de dentro para fora da empresa. Faça a sua
parte. Você vai ver que logo, logo será um expert em vendas.
Paulo Araújo é palestrante de motivação e
vendas e escritor. Autor de “Desperte seu Talento – dicas essenciais para
a sua carreira” – Editora Eko, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br