Em Valinhos, 80 alunos se inscrevem para monitor de Biblioteca

propaganda do Google Artigo Top

Assim como realiza em todo início de ano letivo, a EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Vice-prefeito Antonio Mamoni abriu inscrição para o preenchimento de vagas de monitor da biblioteca em Valinhos. Para a satisfação da diretora, Silvana Aparecida Catelan Miliosi, 80 alunos do 1º ao 8º ano se inscreveram. A EMEF possui 370 alunos do 1º ao 8º nível.

A inscrição foi por meio da entrega de uma redação com o tema “O que eu tenho de especial para ser monitor de biblioteca”. “Ficamos surpresos com o número de textos apresentados”, destaca a diretora, ressaltando que entre os inscritos foram selecionados 40 alunos para ocupar as vagas disponíveis.

Silvana lembra que desenvolve esse trabalho de voluntariado na escola há seis anos. “Nesses anos todos, só tem crescido o interesse dos alunos pelo voluntariado na escola”, ressalta, destacando que o trabalho visa despertar nos alunos o espírito de solidariedade.

Com esse trabalho de incentivo ao voluntariado, a diretora conta que recebeu por dois anos o selo “Escola Solidária”, em 2003 e 2007, do projeto “Faça Parte” do Ministério da Educação. “Para este ano já estamos nos inscrevendo”, afirma.

Em reunião com os monitores selecionados entre o 3º e 4º nível nesta segunda-feira, dia 16, Silvana conclamou que eles sejam exemplos na escola e distribuiu entre eles um cartão de parabéns pela seleção, para que eles levassem para os pais. “Percebemos que os monitores são valorizados pelos demais alunos e pela comunidade”, explica.

Esses 40 monitores passarão por uma capacitação e quando estiverem prontos vão auxiliar os alunos nas pesquisas e coordenar a retirada de livros, além de apresentarem teatro de fantoche para o 1º ao 4º nível. A biblioteca será reaberta na primeira semana de abril.

O aluno Marcelo Sirino Meneguesso, de 10 anos, do 4º nível, diz que se inscreveu para monitor porque gosta de livros, e para ele estar na biblioteca “vai ser muito bom”. “Vou aprender mais e conhecer outros tipos de livros legais”. Ele afirma que também está feliz de poder ajudar os outros alunos a aprender mais com os livros.

Já a aluna Thalya Danielle da Silva, de 9 anos, do 3º nível, conta que gosta de ajudar e vai poder ajudar os colegas nas pesquisas. “Com os livros a gente aprende muitas coisas e fica mais sabido”.

A biblioteca da EMEF Vice-prefeito Antonio Mamoni possui 4 mil livros, recebidos em doação ou comprados com verba da APM (Associação de Pais e Mestres). A biblioteca aceita doações e os interessados devem ligar para 3829-3995.

Propaganda do Google Artigo Baixo