Especialista analisa eleições americanas

propaganda do Google Artigo Top

As eleições norte-americanas são acompanhadas pela humanidade com bastante atenção, pois os destinos políticos daquele país interferem no restante do mundo. Afinal, apesar da crise, os Estados Unidos ainda se constituem a maior potência mundial.


Vamos conhecer um pouco da história desses dois partidos que se alternam no poder há aproximadamente duzentos anos e que hoje se constituem nas duas principais forças políticas do país.


O Partido Democrata é o mais antigo do país. Surgiu em 1792, fundado por Thomas Jefferson, um dos fundadores da nação norte-americana. Jefferson foi também o primeiro membro do partido a chegar à presidência dos EUA, no ano de 1800.


Outros importantes presidentes dos Estados Unidos que tiveram sua carreira política no Partido Democrata foram: Woodrow Wilson, Franklin D. Roosevelt e John F. Kennedy. Todos os presidentes citados governaram o país em épocas de crise profunda e contribuíram decisivamente para tornar os Estados Unidos a grande potência do século XX.


Embora mais recente do que seu tradicional adversário, o Partido Republicano também tem mais de 150 anos. Foi fundado em 1854 por militantes antiescravocratas e chegou ao poder quatro anos depois, com a eleição de Abraham Lincoln.


No século 19, o Partido Republicano empenhou-se na defesa dos negros e lutou no Congresso pela 13ª emenda, que aboliu a escravidão; pela 14ª, que garantiu proteção igualitária a negros e brancos; e pela 15ª, que deu direito de voto aos afro-americanos. Com isso, o partido conquistou a simpatia dessa minoria étnica, embora não a tenha mantido ao longo do tempo.


Theodore Roosevelt é o nome mais conhecido entre os Republicanos. Roosevelt ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1906 e foi um pioneiro na política ambiental daquele país, tendo criado 170 mil km2 de florestas nacionais e 53 reservas naturais no país. Outros nomes do Partido Republicano que podem ser citados são: Dwight D. Eisenhower, Richar Nixon e Ronald Reagan.


O atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, também é membro do Partido Republicano, e apesar do início de seu governo ser bastante morno, sem novidades, logo foi envolvido nos acontecimentos do 11 de setembro e, agora, na crise econômica que abala o mundo inteiro.


Seja quem for o presidente eleito nos Estados Unidos, ele terá de enfrentar graves problemas políticos e econômicos, afinal, o país vem enfrentando forte oposição de outras nações que colocam em xeque a hegemonia norte-americana no mundo.

Propaganda do Google Artigo Baixo