A Expoflora preparou algumas novidades para a edição de 2008, entre elas, a exposição e feira Festas e Eventos. Serão quatro ambientes onde decoradores demonstrarão como utilizar as flores e plantas ornamentais em eventos como casamento, bodas e aniversários e em festas temáticas ou corporativas, além de uma grande feira de produtos e serviços relacionados.
A proposta é mostrar a excelência das empresas desse setor e a qualidade dos produtos que oferecem no mercado para fomentar os negócios nessa área. Outra novidade é a ampliação da Mostra de Paisagismo e Jardinagem Minha Casa e Meu Jardim. O tema da exposição de flores e plantas ornamentais, carro-chefe do evento, é Flores, Tempo e Ecologia. Assim, a proposta é despertar a consciência ecológica e contribuir com idéias para que o mundo seja sempre um bom lugar para viver.
A edição 2008 da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, será realizada de 28 de agosto a 21 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, cidade localizada a 140 km da capital de São Paulo. Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil) é uma antiga colônia holandesa, hoje um município com 10 mil habitantes responsável por 40% do comércio nacional de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações brasileiras.
Exposição de flores e plantas ornamentais
Por ano, o evento recebe cerca de 300 mil visitantes. O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que, na edição de 2008, tem como tema Flores, Tempo e Ecologia, organizada por uma equipe de 20 profissionais sob o comando dos paisagistas e decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost. A exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado.
Expoflora Festas e Eventos
A estréia desta nova exposição será no Centro de Eventos, outra novidade da Expoflora para este ano, construído no local onde funcionavam as bilheterias. No galpão de 4.200 metros quadrados serão criados cinco ambientes de 50 metros quadrados cada e decorados para diferentes ocasiões: igreja ou salão para festas de casamento, bodas, 15 anos e temáticas (formaturas, corporativas etc.).
As decorações serão modificadas semanalmente para demonstrar as várias possibilidades da utilização das flores e plantas ornamentais, comercializadas pelas duas principais cooperativas da cidade – Veiling de Holambra e a Coperflora. As bases de espuma serão doadas pela Flora Atlanta.
O local também abrigará a feira de produtos e serviços relacionados a eventos e festas propostos na decoração. No total, serão 64 estandes ocupados por empresas da região de Campinas especializadas na confecção de convites, trajes para noivos, padrinhos e pajens, acessórios em geral, serviços de buffet, cobertura fotográfica, produção de vídeo, DJs, cerimonial, arranjos florais, agências de viagem, carros para locação etc.
A proposta da Expoflora Festas e Eventos é apresentar empresas e profissionais qualificados para o público do evento, oriundo de todo o Brasil, incrementando a geração de negócios no segmento. “Muitas noivas que moram no interior de São Paulo, por exemplo, deslocam-se para São Paulo à procura de tudo: de vestidos a artigos para a festa, sendo que contamos com empresas especializadas e produtos de altíssima qualidade nesta região. Queremos fomentar os negócios e tornar a região de Campinas também um pólo da indústria do casamento e de eventos”, explica Leo Mendes, organizadora da exposição Festa e Eventos ao lado de Tânia Santos. Serão aceitas, no máximo, três empresas por segmento, entre eles decoração, agências de viagem e cerimonial.
Mostra de Paisagismo e Jardinagem
Além do segmento Festas e Eventos, que ganha uma atração à parte, a Expoflora anuncia para 2008 a ampliação da Mostra de Paisagismo e Jardinagem Minha Casa e Meu Jardim, que conta com a participação de 35 profissionais de várias cidades de São Paulo e que assinam 20 ambientes distribuídos em uma área de 9 mil metros quadrados.
Este ano, seguindo o tema da exposição de arranjos florais, Flores, Tempo e Ecologia, os profissionais foram orientados pelos organizadores da mostra, Ana Rita Gimenes e Ralph Dekker, a priorizarem conceitos, idéias e materiais ecologicamente corretos em seus projetos de paisagismo, arquitetura e decoração.
O resultado é a apresentação de uma série de soluções encantadoras para pequenos, médios e grandes espaços, nos quais mais de 200 empresas apresentam muitas novidades para o mercado nacional, além de formas alternativas de utilização de seus produtos. Maior qualidade de vida, bem-estar e preservação do meio ambiente são os focos centrais da mostra Minha Casa e Meu Jardim 2008, conceituada como grande vitrine para o segmento de paisagismo e jardinagem.
Show com Paulo Ricardo
Outra atração é o show do cantor Paulo Ricardo, no dia 20 de setembro. Desde 2006 a Expoflora tem oferecido um show na véspera do encerramento do evento para dar as boas-vindas à primavera. A tradicional Chuva de Pétalas continuará sendo realizada diariamente às 17h no recinto do evento.
Desfile e oficina de arranjos florais
A exposição e feira Festas e Eventos também terá suas atrações – como desfiles de trajes e acessórios para casamentos -, realizadas todos os sábados e domingos durante o evento. A Oficina de Arranjos será levada também para o Centro de Eventos, e será realizada em uma sala fechada com placas de vidro para que, nos intervalos dos cursos, o público possa assistir aos decoradores preparando buquês e arranjos florais. “O público poderá acompanhar todo o processo e interagir com os decoradores”, informa Leo Mendes, que, na edição passada da Expoflora, ofereceu cursos de arranjos para os visitantes.
Novidades culinárias
Doce de violetas, sorvete de rosas e cozido típico do interior da Holanda são as novidades gastronômicas da 27ª Expoflora, fazendo com que as flores não apenas enfeitem e perfumem os diferentes ambientes, mas também confiram um toque requintado à gastronomia apresentada durante o evento.
As rosas e as violetas, em especial, emprestarão seus sabores a um sorvete e a um doce. Mas nem tudo são flores na culinária da Expoflora. Das regiões interioranas da Holanda foi resgatada a receita de um cozido de carne com sabor de “comidinha de mãe” que promete aguçar os paladares mais exigentes.
A Confeitaria Zoet en Zout (Doces e Salgados, em holandês), que na edição passada apostou em um doce de rosas, uniu mais uma vez criatividade e sabor para criar o viooltje, doce preparado com a essência da violeta perfumada (viola odorata), planta comestível da família das violáceas, à qual são atribuídos efeitos afrodisíacos. A espécie difere da tóxica violeta africana (saintpaulia ionantha), a mais comum no Brasil, produzida em Holambra.
O viooltje é uma combinação de mousses de iogurte e de violeta, separados por uma massa de pão-de-ló. O resultado é um sabor adocicado com leve toque de acidez e coloração arroxeada. A chef Juliana Meulman utilizou essência de violeta importada dos Estados Unidos nessa receita apresentada ao público em taças decoradas com folhas de hortelã e miniconfeitos de açúcar em formato de flores.
Originária da Europa, a violeta odorata é conhecida na Inglaterra como sweet violet (violeta doce). Ela possui flores perfumadas de cor roxa intensa, folhas ovais e haste longa. Apresenta valor medicinal e pode ser usada em doces, chás, bolos, xaropes, saladas, geléias e manteigas.
Atrações tradicionais
Uma das mais concorridas atrações da Expoflora, todos os anos, é Chuva de Pétalas, que acontece diariamente às 17h. Para que a chuva aconteça, são utilizados, por dia, 150 quilos de pétalas de rosas (18 mil flores ou 1.500 dúzias).
Realizada na cidade que nasceu como colônia holandesa, após a II Guerra Mundial, a Expoflora homenageia os imigrantes que acreditaram e investiram trabalho e conhecimento para transformá-la em município e alçá-lo ao topo da floricultura nacional. Para tanto, o evento inclui entre suas atrações as apresentações dos grupos de Danças Típicas, que reúnem cerca de 300 holambreses e oferece um Passeio Turístico por Holambra com informações sobre a história da cidade e sobre a imigração holandesa no Brasil, além de uma visita a um campo de flores.
Infra-estrutura
Na área total de 250 mil metros quadrados estão disponibilizadas duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e cinco restaurantes (de fast food até comidas nacionais e típicas holandesas), estacionamento com capacidade para 3.500 veículos e 500 ônibus por dia, posto médico, sanitários, fraldário, bebedouros com água fresca, postos de informação, caixas eletrônicos, lojas de suvenires, três pavilhões de exposição onde podem ser encontrados de artesanatos a produtos industriais e de decoração, móveis e utensílios domésticos, além de um Garden Center, no qual são disponibilizadas para venda mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais fornecidas pelos produtores de Holambra.