O último final de semana da Festa do Figo, em Valinhos, tem início nesta sexta-feira, 30, com show de Thiaguinho, o último pago do evento. O valor do ingresso é R$ 30 nesta quinta-feira, e sobe para R$ 40 no dia da apresentação.
A Festa tem entrada gratuita e encerra no domingo, 1º de fevereiro. No palco 2, o principal, serão exibidos outros três shows além do de Thiaguinho. No sábado, 31, é a ver de Cesar e Paulinho, às 22h. Já no domingo, serão dois espetáculos. O primeiro, às 18h30, é o Festival Kids. Na sequência, acontece o encerramento com o DJ Prodígi.
A Festa do Figo, além dos shows, tem passeios turísticos pela área rural de Valinhos, parque de diversões e ainda é uma boa oportunidade aos visitantes que quiserem comprar artesanato local e frutas.
São 41 boxes no Pavilhão de Frutas com frutos e outros itens, como vinho, doces, geléias, figo rami e compotas. Os 35 produtores oferecem, por exemplo, além do tradicional ‘Figo Roxo’ e de deliciosas goiabas, outras igualmente saborosas como seriguela, uvas, figo da Índia, caju, pitaia, laranja decopon e manga.
Valinhos, a capital do ‘Figo Roxo’, produz cerca de 2,5 milhões de caixas do fruto por ano, sendo que cada caixa contém 24 frutos, ou cerca de 60 milhões de unidades. Do total, 35% são destinados à exportação e os 65% ‘restantes’ são consumidos majoritariamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Belo Horizonte se destaca no Estado).