Os acessos em banda larga, fixa e móvel, chegaram a 93,6 milhões em fevereiro de 2013, com crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. Balanço mensal divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) mostra que de fevereiro de 2012 a fevereiro deste ano 28 milhões de novos acessos foram habilitados em todo o país.
A evolução mais significativa em número de acessos verificada em fevereiro se deu no segmento móvel da banda larga, com 54% de crescimento em relação ao mesmo mês de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total de 72,7 milhões de acessos, sendo 58,9 milhões de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 13,8 milhões de terminais de dados, entre eles modens de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). A banda larga fixa, por sua vez, chegou a 20,9 milhões de conexões em fevereiro.
A cobertura das redes de terceira geração, que permitem conexão em banda larga pelo celular, já chegou a 3.315 municípios. Desde fevereiro de 2012 houve um incremento de 20%, com a instalação das redes de 3G em 546 novos municípios. Essa infraestrutura está presente em cidades que concentram 88% da população brasileira.
Neste ano começa a operação da quarta geração da telefonia celular (4G), com velocidades de conexão bastante superiores às da 3G. A cobertura começa pelas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. E, em dezembro, as redes de 4G devem começar a funcionar também nas sedes da Copa do Mundo: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
Dados
O uso da banda larga no Brasil, especialmente pelas redes de telefonia móvel, vem crescendo muito nos últimos anos. Estudo da Cisco mostra que o tráfego móvel de dados cresceu 47 vezes desde 2007 e a projeção é de que esse índice médio de aumento no volume de dados seja de 65% ao ano até 2017.