Diferentemente do que muitos imaginam, uma boa alimentação não fica só no campo das proteínas, carboidratos e vitaminas, mas também deve-se incluir as fibras na vasta lista de alimentos benéficos para o organismo, principalmente para quem deseja emagrecer com saúde, o que pode ser feito até mesmo por meio das opções em pó, preparadas na bebida preferida de cada pessoa.
A baixa quantidade de fibras presente à mesa do brasileiro é uma realidade preocupante, sobretudo, nas grandes cidades, onde a correria do dia a dia leva as pessoas a optarem por lanches rápidos, gordurosos e desbalanceados. Estima-se que, hoje em dia, a falta de fibras atinge aproximadamente 65% dos brasileiros de forma geral, porém, são as mulheres que sofrem mais com os problemas no trato gastrintestinal.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis (frutas, verduras, aveia, feijão, lentilha etc) e as insolúveis (farelo de trigo, cereais, arroz e pão integrais, etc), cada uma com funções diferentes, mas todas atuam no trato gastrintestinal, promovendo um bom funcionamento e melhorando o fluxo intestinal.
As fibras também ajudam na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue, auxiliam no controle da obesidade e promovem sensação de saciedade. Sem fibras, o intestino fica vulnerável a doenças.
Especialistas recomendam, portanto, o consumo de 25 a 30 gramas diárias de fibras para um adulto saudável.