No ano passado, foram registrados no país, 342,3 milhões de acessos de telecomunicações, incluindo serviços de telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura. Conforme balanço divulgado pela Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações, em 2012, foram ativados 26 milhões de novos acessos, representando crescimento de 8,2% em relação a 2011. Esse número é o equivalente a 71 mil novos acessos por dia.
A banda larga foi o segmento que mais evoluiu em 2012, com 45% de crescimento em relação a 2011. O Brasil já conta com 86 milhões de acessos, sendo 66 milhões de banda larga móvel e 20 milhões de banda larga fixa. Na banda larga móvel, a expansão em 2012 foi de 60% e a banda larga fixa cresceu 10%.
Já a telefonia móvel apresentou crescimento de 8% no ano, com 19,5 milhões de novos chips ativados. Em dezembro do ano passado, foram contabilizados 262 milhões de telefones móveis. A telefonia móvel está presente em todos os municípios brasileiros e há competição entre pelo menos três prestadoras em cidades que concentram 86% da população do Brasil.
As redes de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet em banda larga móvel, estão operando em 3.279 municípios, onde moram 88% dos brasileiros. A cobertura 3G cresceu 24% em 2012.
A telefonia fixa também apresentou evolução, alcançando 44 milhões de acessos. No ano passado, 1 milhão de novas linhas de telefones fixos foram ativadas, com crescimento de 2,4% frente a 2011. A telefonia fixa está presente em 39,6 mil localidades e apresenta um dos maiores índices de competição do mundo.
As redes das concessionárias de telefonia fixa que permitem a oferta de serviços de banda larga chegam a todos os municípios brasileiros. Essa infraestrutura permitiu a realização de um dos maiores programas de inclusão social – o Banda Larga nas Escolas – pelo qual as prestadoras levam internet gratuita a 66 mil escolas públicas urbanas.
O setor de TV por assinatura, por sua vez, cresceu 27% em no ano passado, chegando a 16,2 milhões de acessos. Só no ano passado, 3,4 milhões de novos assinantes entraram na base de clientes dos serviços de TV paga.
Essa expansão acelerada mostra o empenho do setor de telecomunicações em atender à forte demanda dos brasileiros por serviços cada vez mais modernos e de qualidade, além de oferta variada para os mais diferentes perfis de consumo. A Telebrasil entende que os investimentos necessários a essa evolução devem continuar a ser incentivados, com medidas de desoneração tributária e regras que facilitem a instalação de infraestrutura e estimulem o surgimento de novos modelos de negócios.