Os funcionários públicos de Vinhedo terão 25 dias de folga em 2016 se considerados todos os feriados e pontos (os dias que servem de emenda até o fim de semana, por exemplo). Neste período, diversos serviços da Prefeitura não funcionam, como creches e alguns postos de saúde.
O decreto que regulamenta os feriados na cidade foi publicado no Boletim Municipal em setembro de 2015 e traz as especificações.
Todas as emendas de feriados ou folgas já estão sendo compensadas pelos servidores municipais com um acréscimo de 22 minutos na jornada diária de cada um, no final do expediente, desde segunda-feira, 4. Os acréscimos dos minutos são utilizados principalmente para trabalhos internos, já que os prédios públicos encerram o atendimento à população diariamente às 17h.
O único feriado estadual a ser comemorado é o da Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, um sábado. Confira abaixo os feriados municipais e nacionais.
Feriados municipais
Dia 2 de abril (sábado) – Aniversário da Cidade
25 de março (sexta-feira) – Dia da “Paixão do Senhor”
26 de maio (quinta-feira) – Dia de “Corpus Christi”
26 de julho (terça-feira) – Dia de “Sant’Anna, Padroeira da Cidade”
Feriados nacionais
1º de janeiro (sexta-feira) – Dia da Confraternização Universal
21 de abril (quinta-feira) – Dia de Tiradentes
1º de Maio (domingo) – Dia do Trabalho
7 de setembro (quarta-feira) – Dia da Independência
12 de outubro (quarta-feira) – Dia da Padroeira do Brasil
2 de novembro (quarta-feira) – Dia de Finados
15 de novembro (terça-feira) – Dia da Proclamação da República
25 de dezembro (domingo) – Natal
Prejuízos
Com os sete feriados e três pontos facultativos federais, o Brasil terá um prejuízo de R$ 54,6 bilhões. A estimativa foi feita pelo estudo O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e divulgado nesta terça-feira, 5.