A noite de premiação do melhor da gastronomia de Campinas e região foi recheada de méritos esperados e de algumas surpresas. Antes conhecida por Veja Campinas – “O Melhor da Cidade”, a revista passa agora a se chamar VEJA Campinas – “Comer & Beber”, a exemplo das edições de São Paulo e Rio de Janeiro. E trouxe outras novidades, como novas categorias de premiação (o restaurante bom e barato, a melhor cozinha de bar) e uma crônica escrita com exclusividade pela campineira Maitê Proença.
O evento que premiou os melhores reuniu mais de 900 convidados, entre gourmets, indicados e personalidades da cidade e da região, na Sociedade Hípica de Campinas, na noite do dia 16 de julho, sob coordenação de Antônia Maria Zogaeb. O buffet Cláudia Porteiro foi responsável pelo coquetel, e a premiação foi comandada por Teresa Guemureman, apresentadora do Programa Destaque da emissora ITVBrasil de Itatiba.
Para elaborar a seleção que integrou o Guia, a equipe de jornalismo da Revista selecionou 30 jurados com os mais variados perfis, que conhecem e se interessam pela gastronomia. Todos eram isentos e isso foi um critério fundamental para fazer parte do júri.
“Foi uma edição feita por quem conhece Campinas e soube indicar o que há de melhor na cidade”, afirmou o editor de Veja, Miguel Icassati, presente no evento de premiação. Os jurados primeiramente indicaram os concorrentes ao prêmio, e após uma exigente avaliação de cada estabelecimento, indicaram o melhor em cada categoria.
A entrega dos prêmios foi dividida nas categorias Comidinhas; Bares e Restaurantes, além do grande prêmio da noite para o Chef do Ano. A edição especial Veja Campinas, traz o que a cidade tem de melhor para aqueles que procuram tentadoras opções gastronômicas. São 450 endereços dos estabelecimentos indicados dos mais novos aos que são tradicionais ao campineiro.
Na Categoria Comidinhas há mais de 146 opções para todos os gostos, dos requintados aos caseiros. Pelo sexto ano a Dolder se destaca como melhor casa de doces da cidade. Onze jurados avaliaram o que há de melhor de quitutes em Campinas, o resultado segue abaixo.
Melhor Café expresso: Havanna Café
Melhor Doce: Dolder
Melhor Empório Gourmet: Empório Santa Therezinha
Melhor Padaria: Romana
Melhor Sanduíche: Giovanetti
Melhor Sorvete: Sonho de Verão
Melhor Suco: Sucão Lanches
Na Categoria Bares há mais de 105 destinos para você brindar, o que mostra que os boêmios de Campinas podem ter uma vida tão agitada como de uma capital. A Casa São Jorge conquista dose dupla: vence por sua música ao vivo e como point para paquerar. Novamente, onze jurados avaliaram o que há de melhor de quitutes em Campinas, o resultado segue abaixo.
Melhor Boteco: Ponto 1
Melhor Chope: Cação Chopperia
Melhor Cozinha: Facca Bar
Melhor fim de noite: Astor
Melhor Happy Hour: Zin’Bar
Melhor Música ao Vivo e Melhor para Paquerar: Casa São Jorge
Melhor Para ir a dois: Cafezal em Flor
Na Categoria Restaurantes, são mais de 194 estabelecimentos que compõem o guia, a eleição dos melhores foi sintetizada agrupando algumas especialidades. Théo Medeiros recupera o posto de chef do ano, repetindo o feito de 2005 e 2006. Onze jurados indicaram os concorrentes aos prêmios desta categoria e selecionaram os ganhadores.
O chefe do ano: Theo Medeiros
A melhor carta de vinhos: Olivetto Restaurante e Enoteca
Melhor Brasileiro/Regional: Bar do Marcelino
Melhor Carne: Barbacoa
Melhor Francês: Le Troquet
Melhor Italiano: Bellini Ristorante
Melhor Oriental: Matsu
Melhor Cozinha de peixes e frutos do mar: Idalvo’s
Melhor Pizzaria: Bráz
Melhor Variado: Baracat
O bom e barato: Filet e Cia.