Localizado em Vinhedo o parque temático Hopi Hari, confirmou, esta semana, o retorno da atração que causou a morte de Gabriel Nichimura, de 14 anos, em fevereiro de 2012.
A torre de queda livre conhecida como “La Tour Eiffel”, segundo o parque será rebatizada com o nome “Le Voyage”. O brinquedo tem 69,5 metros de altura e queda livre pode chegar a até 94km/h.
De acordo com nota divulgada pelo parque a decisão de reabertura do brinquedo baseou-se em diferentes critérios, desde um minucioso estudo realizado com visitantes até viabilidades técnica e econômica.
A reativação do brinquedo integra o projeto de recuperação da identidade de toda a região que está na entrada do parque, que também conta com a roda-gigante de 40 metros de altura, o um teatro com 748 lugares.
A finalização do projeto e reforma da atração, bem como sua reestreia devem ocorrer até final do segundo semestre de 2021.
Um laudo realizado pelo Instituto de Criminalística de Campinas apontou falha humana no acidente que causou a morte no brinquedo em 2012. Os peritos concluíram que a cadeira inoperante onde a vítima sentou e caiu posteriormente foi alterada um dia antes do acidente. Durante a manutenção, os técnicos modificaram a chave que mantinha o assento interditado.