Nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, Vinhedo se tornará a capital estadual de teatro infantil. A cidade foi a escolhida pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, entre os 645 municípios paulistas, para sediar o I Festival de Teatro Infantil. O evento irá movimentar o turismo da cidade.
O Festival será realizado em três locais: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus (centro), Praça Sant’Ana (Centro) e Centro Integrado de Cidadania Eduardo Von Zuben (Capela) em horários distintos. Também serão realizadas oficinas e workshops durante todo o dia destinados às crianças, atores e educadores de toda a região, além de esquetes teatrais pelas ruas centrais e intervenções culturais próximas aos locais onde serão apresentadas as peças.
“Assim como o festival de música de Campos do Jordão que já está consolidado e já faz parte do roteiro turístico daquela cidade, Vinhedo está disposta a ser sede permanente do festival de teatro infantil para agregar esse evento ao nosso calendário turístico-cultural e fortalecer todo nosso potencial, além de servir a todos nossos artistas como referência de bons espetáculos”, afirmou Edilson Caldeira, secretário municipal de Turismo e Cultura de Vinhedo. “Veio na melhor hora possível, pois estamos trabalhando o turismo cultural”, acrescentou.
Wilson Antunes, da Secretaria de Cultura do Estado, justificou a escolha por Vinhedo. “É uma cidade que trabalha com o turismo cultural, tem toda a infra-estrutura e está localizada em um excelente eixo geográfico por estar muito próxima de São Paulo e Campinas”.
Além do Festival Estadual de Teatro Infantil, a Secretaria do Estado também irá realizar outros festivais culturais simultâneos em outras cidades com dança, artes, literatura e teatro adulto. O evento será organizado e custeado pela Secretaria do Estado da Cultura, enquanto a Prefeitura de Vinhedo ficará responsável por toda a infra-estrutura do evento.
Cronograma
Ao todo serão apresentados cerca de 30 espetáculos durante os três dias de festival, resultando sete peças por dia e representadas por diversas modalidades teatrais como clown, teatro de bonecos, animação, mímicas, performances, linguagem circense e um show musical que deverá encerrar o festival.
Todas as atrações serão gratuitas, exceto as apresentadas no Teatro Municipal, que terão preços populares de R$ 2 somente para adultos. Crianças não pagam. A seleção dos espetáculos está sendo realizada pela Secretaria do Estado da Cultura e deve trazer grandes produções para a cidade.
Além de ser aberto ao público, serão convidadas escolas municipais, estaduais e particulares de toda a região para participarem do evento. “É importante para a região, para o Estado e para a Prefeitura. A intenção é fomentar a cultura na região de modo a começar a formação de público”, explicou Wilson Antunes.