Nesta terça-feira, 25, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo – ACSP – ultrapassou a marca de R$ 300 bilhões, valor que equivale aos impostos, taxas e contribuições paga por todos os brasileiros neste ano. Somente no Estado de São Paulo, o valor arrecadado foi superior a R$ 28 bilhões, quase 10% do total.
No ano passado, o país atingiu este valor apenas no dia 8 de março. Isso comprova que neste ano os brasileiros estão pagando mais impostos.
O presidente da ACSP, Rogério Amato, destacou a necessidade de redução da carga tributária e, também, de simplificação do sistema. “A arrecadação no Brasil é como uma espiral: é imposto sobre imposto sobre imposto. Precisamos, com urgência, de um processo de simplificação tributária, para que a cobrança fique clara. Isso precisa ser feito com racionalidade”, afirma Amato.
Mais informações pelo site http://www.impostometro.com.br/.
Carnaval
No Carnaval, por exemplo, muitos brasileiros gostam de viajar. Neste ano, quem embarcar na folia não vai escapar da alta carga tributária. Do preço da hospedagem em hotel, 29,56% são de impostos. Para trocar o pneu do carro e garantir uma viagem tranquila, são 35,72% em tributos.
Já o folião que prefere os pacotes que, além do hotel, incluem o ingresso e o transporte para o desfile, vai pagar 36,28% de imposto. E para quem tem bichinho de estimação e não terá condição de levá-lo, hotéis para animais são a melhor opção. A hospedagem pet tem 26,86% de imposto. Os dados são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), que abastece o Impostômetro.
Investimentos
Confira abaixo uma lista com o que pode ser feito com esse valor:
– Fornecer cestas básicas para toda a população brasileira por 5 meses
– Construir mais de 21 milhões de salas de aulas equipadas
– Comprar mais que 11 milhões de carros populares
– Comprar quase 4 milhões de ambulâncias equipadas
– Plantar 60 bilhões de árvores
– Pagar 20 mil meses a conta de luz de todos os brasileiros
– Construir mais de 6 milhões de postos policiais equipados
– Construir mais de 1 milhão de postos de saúde equipados