Um jardineiro de 19 anos foi preso após iniciar um incêndio de grandes proporções em uma área vizinha à Represa II, em Vinhedo, na tarde de domingo, 26. De acordo com informações obtidas pelo Jornal de Vinhedo, o jovem foi flagrado por um Guarda Municipal que estava de folga e passeando com o filho no local.
A Represa II é um local turístico da cidade e costuma receber centenas de visitantes aos finais de semana.
Segundo o GM Eduardo Palaro, por volta das 17h40, ele viu um grupo de jovens na saída da Represa II, entre eles chamou a atenção um rapaz se agachando e colocando fogo no mato com um isqueiro. “Tentei apagar o fogo e até machuquei minha mão, como não consegui, então fui acompanhando os suspeitos até a chegada de uma viatura”, disse o guarda municipal à reportagem do Jornal de Vinhedo.
A viatura que chegou a local foi justamente o veículo do Grupo de Ações e Proteção Ambiental (GAPA) da GM. O jardineiro e os outros dois jovens foram encaminhados à Delegacia. No plantão policial, dois rapazes foram liberados após serem ouvidos e o jovem de 19 anos acabou preso em flagrante pelo crime de incolumidade pública/ incêndio.
O jardineiro ainda foi multado em mais de R$ 6 mil pelo código de postura de Vinhedo por descumprir as normas quanto a queimadas.
A queimada consumiu boa parte de uma área que fica entre a Rua Abrahão Kalil Ahum e a Represa II. A fumaça tomou conta da via que passa por ali e deixou o local com baixa visibilidade. O Corpo de Bombeiros chegou a ser encaminhado à região, mas retornou à base pouco antes das 19h. Até às 21h deste domingo, as chamas ainda queimavam parte da vegetação.