Um levantamento feito pela agência online de viagens dudi concluiu que 78% dos mais de mil entrevistados compram pacotes de viagens com valor de até R$ 3 mil. Além disso, brasileiros viajam com frequência, uma vez que 42% afirmaram sair da cidade a lazer ao menos uma vez ao ano, 25% duas vezes e 21% três vezes ou mais.
“Percebemos que para o brasileiro viajar a lazer torna-se cada vez mais importante e já faz parte do seu planejamento financeiro. Vale ressaltar que em alguns casos, o gasto pode ir muito além dos R$ 3 mil, já que 46% dos entrevistados viajam duas, três ou mais vezes por ano. Outro ponto que merece atenção é que as pessoas estão cada vez mais exigentes e pesquisam muito antes de decidir por um pacote”, explica Karina Rocha, diretora de marketing do dudi.
A pesquisa aponta também que para a grande maioria dos entrevistados (64%), a principal motivação para realizar uma viagem é conhecer um local novo. Visitar familiares e amigos e aprender coisas novas/estudar não somam nem 10%. Ao serem questionados sobre o que mais procuram nos destinos que visitam, 34% dos entrevistados respondeu praia, o que mostra que sol e mar ainda são os preferidos dos brasileiros, 27% cultura e 19% preferem explorar a natureza.
Confira abaixo o resultado completo da pesquisa:
Quantas vezes por ano você realiza viagens a lazer?
Pelo menos 1 vez por ano 42%
2 vezes por ano 25%
3 vezes ou mais 21%
Raramente 12%
Fonte: dudi – Outubro/2013
Qual o valor médio destinado a cada uma de suas viagens?
De R$ 1 mil a R$ 3 mil 44%
Até R$ 1 mil 34%
De R$ 3 mil a R$ 5 mil 16%
Acima de R$ 5 mil 6%
Fonte: dudi – Outubro/2013
O que mais te motiva a viajar?
Ter a oportunidade de conhecer um novo lugar 64%
Uma promoção de pacote turístico 16%
Aproveitar o período de férias do trabalho ou estudo 11%
Aprender coisas novas 6%
Visitar familiares e amigos 3%
Fonte: dudi – Outubro/2013
O que você mais procura neste destino?
Praia 34%
Cultura (museu e história) 27%
Explorar a natureza 19%
Aventura (esportes e desafios) 11%
Compras 5%
Luxo 4%
Fonte: dudi – Outubro/2013