Quem é alérgico sabe da importância de ter a casa sempre limpa. Porém, um dos itens que mais pode desencadear alergias é raramente lembrado durante a faxina: o ar condicionado. Para garantir a saúde do ambiente, o ideal é limpar o aparelho pelo menos uma vez por semana. Além de evitar alergias, isso aumenta a eficiência do ar condicionado, fazendo com que o aparelho consuma menos energia elétrica.
Fazer a limpeza do equipamento é simples: basta remover a tela e lavá-la com água e sabão neutro. Eventualmente, se faz necessária também a visita de um técnico especializado, que poderá apontar se o ar condicionado está sendo usado adequadamente. Quando o aparelho está abaixo do recomendado na parede, por exemplo, ele pode estar gastando mais energia que o ideal, já que quanto mais perto do chão, mais quente é o ar. Ou seja, o equipamento está trabalhando além do necessário para converter o ar quente em frio.
Em relação à alergia, também é preferível optar por um aparelho de ar condicionado em vez de um ventilador, já que este acabaria espalhando ainda mais a poeira presente na residência e poderia desencadear crises.
Para obter a melhor eficiência, é necessário escolher um modelo de ar condicionado que atenda às reais necessidades. Se uma família de três pessoas adquire um equipamento que é ideal para uma empresa, por exemplo, ela está gastando dinheiro à toa, pois o ar condicionado mais potente exigirá mais energia elétrica. Para saber os tipos de ar condicionado que existem e qual é o mais indicado para você, clique aqui para ver diversas opções disponíveis.