Que tal preparar uma ceia diferente usando macarrão e os tradicionais ingredientes mais usados no Natal? Seja pelo fato de estarem na época da colheita ou apenas por costumes que são passados ao longo do tempo, alimentos como lombo, bacalhau, lentilha, nozes e frutas secas lotam os corredores dos supermercados no final do ano.
A nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium, consultoria da Basilar, dá dicas de como usar alguns destes ingredientes típicos combinados com macarrão na ceia de natal da sua família. As combinações também podem ser feitas com as sobras da ceia, deixando o almoço do dia 25 muito mais saboroso.
O primeiro passo é incluir alimentos de todas as camadas da pirâmide alimentar. De acordo com a nutricionista, “aliar fontes de proteínas, como a carne de porco, com alimentos ricos em carboidratos, como as massas, além de tornar a refeição mais completa, garante que o prato tenha menor índice glicêmico, quando comparado a uma refeição exclusivamente composta por massa”. Outra vantagem dessa combinação é que o metabolismo acaba gastando mais energia durante a digestão, o que facilita o controle do peso.
A escolha pelo lombo suíno no natal traz ainda outros benefícios à saúde. “A carne de porco, além de ser fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares, é rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1, que contribui para o sistema nervoso e neuromuscular”, explica Tereza. A nutricionista ressalta que o alimento tem ainda selênio – um poderoso antioxidante –, zinco – importante para a defesa do organismo –, e ferro – mineral indispensável na formação dos glóbulos vermelhos.
Outra dica é incluir frutas e verduras que trazem uma boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras à ceia. Os figos, frutas que atingem seu auge entre os últimos e primeiros meses do ano, “possuem grande quantidade de fibras, são ricos em vitamina B6 e riboflavina e minerais como ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco”, enumera a nutricionista. Outras frutas típicas desta época, como pêssegos e damascos, também são “ricas em vitaminas A e B, além de conterem uma grande quantidade de ferro e poucas calorias”, conclui Tereza.
Para uma refeição balanceada, confira a sugestão da Basilar para fazer um furadinho ao molho de gengibre com lombo.
Furadinho ao molho de gengibre com lombo
Ingredientes:
– 1 embalagem de Furadinho Semolado Basilar (500g)
– 600g de lombo, cortado em tiras
– 20g de gengibre, picado
– 3 cravos da índia
– ½ litro de suco de laranja
– 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
– 100g de champignon, em fatias
– 1 litro de molho de tomate
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 1 cebola, picada
– 3 dentes de alho, picados
– sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
– queijo parmesão, ralado
Modo de Preparo:
Comece temperando o lombo. No dia anterior, tempere o lombo com pimenta-do-reino, gengibre, cravo, o suco de laranja, acerte o sal e deixe marinar por uma noite. No dia seguinte, retire as tiras de lombo e numa panela média, aqueça o suco de laranja com os temperos, acrescente a manteiga ou margarina, o champignon e deixe ferver. Junte o molho de tomate, mexa delicadamente, acerte o sal e reserve.
Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte as tiras de lombo e deixe fritar até dourar. Acerte o sal, tempere com salsinha, mexa delicadamente e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
Deixe cozinhar de acordo com as orientações da embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acrescente o molho tomate com champignon e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as tiras de lombo, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.
Rendimento: 6 porções
Preparo: Forno & Fogão
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil