Maioria dos eleitores de Campinas diz sim aos distritos de Campo Grande e Ouro Verde

propaganda do Google Artigo Top

Campinas utilizou a votação eleitoral para realizar um plebiscito entre a população para a criação, ou não, de dois novos distritos na cidade. O sim, para criação dos distritos, foi escolhido pela maioria dos 642.732 campineiros que compareceram às urnas nesse domingo.

A criação do distrito de Ouro Verde foi aprovada por 287.408 votos (54,15% dos votos válidos). 243.367 eleitores (45,85%) disseram não à criação. Brancos e nulos somaram 111.957.

No caso de Campo Grande, a criação do distrito recebeu o sim de 290.393 votantes (53,84%). Votaram contra a criação 248.963 eleitores (46,16%). Outros 103.376 preferiram não opinar (brancos e nulos).

Para a chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Claudia Sperb, o processo foi tranquilo e o fato de o eleitor ter que responder a mais duas perguntas, além das cinco escolhas a cargos eletivos, não implicou atrasos no encerramento da votação. “A propaganda institucional realizada pela Justiça Eleitoral foi fundamental para que as pessoas não fossem pegas de surpresa no momento do voto. Todos sabiam do plebiscito e puderam exprimir a sua preferência sem problemas. Também orientamos bem os mesários para que tudo saísse como planejado e assim foi”, comemora.

Trâmite Legal
O plebiscito foi proposto pela Câmara Municipal, que apresentou, entre outros requisitos, abaixo-assinado com apoio de mais de 1% do eleitorado do município e estudo técnico do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo, relativo à delimitação perimétrica dos distritos a serem criados. As regiões de Ouro Verde e Campo Grande abrangem um território de 92 km e têm cerca de 400 mil habitantes. 

Propaganda do Google Artigo Baixo